quinta-feira, 8 de fevereiro de 2018

Vamos falar sobre... INVEJA

Entre todas as características existentes, a inveja é a mais ridícula, pois não se pode obter qualquer vantagem a partir dela. Um famoso e antigo ditado afirma: “Sempre que comparamos o que queremos com o que temos, ficamos infelizes. Em vez disso, compare o que você merece com o que tem e descobrirá a felicidade.” Não é tentar “manter-se à altura de alguém” o que nos causa tanto problema, e sim tentar ultrapassá-los. 

“A única competição digna de um sábio é a realizada contra si mesmo”, observou Washington Allston. Nada o distancia mais rapidamente de seus objetivos, do que tentar se manter à altura de quem já chegou lá. 

Se a inveja fosse uma doença, todos estariam contaminados. Francis Bacon afirmou: “A inveja não tem feriados nem tira folga.” A inveja que procura nos comparar a outros é tolice. “Quando eles se medem e se comparam consigo mesmos, agem sem entendimento” (2Co 10:12b) 

"Não julguem, para que vocês não sejam julgados" (Mt 7:1). A inveja é uma das formas mais sutis de se julgar os outros. Richard Evans pronunciou: "Que nunca deixemos as coisas que não podemos ter ou as que não temos, nos impedirem de usufruir as coisas que temos e as que podemos ter." O que nos faz ficar insatisfeitos com a nossa condição pessoal é a crença absurda de que os outros estão muito mais felizes do que nós. Thomas Fuller disse: “A comparação, mais do que a realidade, faz o homem feliz ou arrasado.” 

Hellen Keller diz: “Em vez de comparar nosso quinhão com os que são mais afortunados que nós, devemos compará-lo com o quinhão da grande maioria de nossos companheiros. Então parecerá que estamos entre os privilegiados.” A inveja não consome nada a não ser o coração do invejoso. É uma espécie de admiração por aqueles que você menos quer agradar. 

Crisóstomo refletiu: “Como a traça rói a roupa, assim também a inveja consome o homem.” A inveja fornece a lama que o fracasso atira no sucesso. Há muitos caminhos para uma vida malsucedida, mas a inveja é o mais curto de todos.
"A inveja não é meramente uma perversidade do gênio, mas uma indisposição que perturba todas as faculdades. Começou com Satanás. Ele desejou ser o primeiro no Céu e, como não alcançasse todo o poder e glória que buscava, rebelou-se contra o governo de Deus. Invejou nossos primeiros pais, tentando-os ao pecado, e assim os arruinou, e a todo o gênero humano.
O invejoso fecha os olhos às boas qualidades e nobres ações dos outros. Está sempre pronto a desprezar e representar falsamente aquilo que é excelente. Os homens muitas vezes confessam e abandonam outras faltas; do homem invejoso, porém, pouco se pode esperar. Visto como invejar a alguém é admitir que ele é superior, o orgulho não tolerará nenhuma concessão. Se for feita uma tentativa de convencer de seu pecado a pessoa invejosa, ela se torna ainda mais amarga contra o objeto de sua paixão, e muitas vezes permanece incurável.
O invejoso espalha veneno aonde quer que vá, separando amigos, e suscitando ódio e rebelião contra Deus e o homem. Procura ser considerado o melhor e o maior, não mediante heróicos e abnegados esforços por alcançar ele mesmo o alvo da excelência, mas sim ficando onde está e diminuindo o mérito dos outros."
(Ellen G. White - Testemunhos Seletos 2, p. 19)

Nenhum comentário:

Postar um comentário