sexta-feira, 26 de janeiro de 2018

E se ninguém trabalhasse no sábado?

Como adventista, já me fiz muito esta pergunta. E a conclusão que cheguei é que nós invertemos a ordem da coisa. Quando guardamos o sábado pela simples obediência cega, realmente podemos incorrer em caos.

Quando entendemos a verdade por trás deste e de todos os mandamentos, que é o amor ao próximo e a Deus, a coisa fica menos caótica.

O sábado foi instituído por Deus para que o homem se lembrasse de que ELE é o criador de tudo e é ELE quem cuida e mantém todas as coisas. Ou seja, mesmo que eu pare de buscar o meu próprio sustento por 24h, ELE continua cuidando de mim.

Só que a verdade bíblica sobre os mandamentos vai muito mais além do que o NÃO FAZER. Ela trata de fazer.

Quando Jesus diz que é lícito fazer o bem no sábado, ele está dizendo que é lícito fazer o bem aos outros neste dia, amar, cuidar, prover, sem com isso, buscar seu próprio sustento.

Exemplo. Eu sou um pedreiro. Tenho contas pra pagar. Aí eu resolvo trabalhar no sábado pra ganhar um extra e pagar as contas. Neste caso, estou confiando em mim mesmo e não em Deus que me sustenta. Por outro lado, digamos que um asilo está em ruínas e estão precisando de alguém que ajude a levantar paredes e consertar o teto, mas não podem pagar pelo serviço. Eu como pedreiro, me ofereço para fazer este serviço no sábado, sem nada cobrar, com o coração cheio de amor e de altruísmo pensando no bem dos velhinhos que precisam de um lugar mais digno para morar. Isso é pecado ou não?

Se Cristo diz que o cumprimento da Lei é o Amor, ao amar estes velhinhos oferecendo o meu serviço gratuitamente, estou cumprindo a Lei do Sábado.

É por isso que eu digo que a lógica dessa afirmação está invertida.

O problema aqui não é o Sábado, o problema é a falta de amor. O mundo JÁ é um caos porque falta amor.

Por isso a pergunta correta é: IMAGINE A ORDEM QUE SERIA O MUNDO SE TODOS SE AMASSEM?

Imagine que se todos se amassem, não precisaríamos de polícia, e os bombeiros trabalhariam menos. Imagine um ônibus pegando as pessoas no ponto para irem à igreja ou visitarem doentes e famintos, e ao entrar no ônibus o motorista te diz: HOJE É POR CONTA DA EMPRESA!!! Aliás, se todos se amassem, quantos famintos e doentes teríamos por aí?

Eu compreendo esse preconceito com o adventista, pois eu mesmo o tenho. Pois muitas vezes eu guardo o sábado, mas não amo. A verdade, sinceramente, é que nós adventistas também não sabemos guardar o sábado. Na maioria das vezes ficamos mais preocupados em não pecar do que em amar, e isso está errado.

No meu modo de ver, já que o mundo evangélico gosta tanto da graça (e eu também), sabiam que o sábado é o único mandamento que fala de graça?

É verdade. A graça me diz que eu não devo trabalhar por minha salvação, pois Cristo já a garantiu. O sábado me diz que eu não devo ficar obcecado pelo meu trabalho, pois é Deus que me sustenta. Isso é graça.

Caos? Se todos amassem como a Bíblia diz que devemos amar, o sábado seria aquele um dia especial onde eu não preciso ir trabalhar e posso finalmente ter tempo para amar meu próximo com 100% de dedicação.

Um abraço a todos e que o amor de Cristo nos constranja!

Isaque Resende (via Consciência 828)

6 comentários:

  1. Só queria ti dar o reconhecimento pelo seu trabalho. Meus
    Parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo carinho, Gustavo. O trabalho que merece maior crédito é o dos autores dos textos aqui publicados (na sua imensa maioria). Valeu!

      Excluir
    2. E se eu fizer este mesmo bem, com amor e altruismo verdadeiro no domingo.Sou funcionário, só folgo no domingo, tenho família pra sustentat, pago aluguel, qual o entendimento do irmão?

      Excluir
  2. Excelente trabalho, amei.
    Que Deus te abençoe sempre com muita saúde e sabedoria

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo trabalho.
    Amei.
    Que Deus te abençoe sempre com muita saúde e sabedoria.

    ResponderExcluir
  4. Mas o motoristae omnibus não é dono da empresa então quem dirigirá o ônibus que as pessoas precisassem usar? Quando se trabalha mesmo que para o sustento pode ser feito por amor e para o Senhor!!

    ResponderExcluir