quinta-feira, 3 de agosto de 2017

Deus está por detrás da história

"É Ele quem faz mudar os tempos e as estações; é Ele quem põe os reis no poder e os derruba;
é Ele quem dá sabedoria aos sábios e inteligência aos inteligentes." (Daniel 2:21)

Em mais do que uma ocasião, vi crentes duvidarem se Deus está verdadeiramente no controle deste mundo. Apesar do que aconteceu no plenário da Câmara dos Deputados ontem, garantindo o arquivamento da denúncia contra Michel Temer por corrupção passiva, e assim, mantendo seu mandato presidencial, esse texto de Ellen White me traz consolo e conforto:
"Nos anais da história humana o crescimento das nações, o levantamento e queda de impérios, aparecem como dependendo da vontade e façanhas do homem. O desenvolver dos acontecimentos em grande parte parece determinar-se por seu poder, ambição ou capricho. Na Palavra de Deus, porém, afasta-se a cortina, e contemplamos ao fundo, em cima, e em toda a marcha e contramarcha dos interesses, poderio e paixões humanas, a força de um Ser todo misericordioso, a executar, silenciosamente, pacientemente, os conselhos de Sua própria vontade. A Bíblia revela a verdadeira filosofia da História. [...] O poder exercido por todo governante sobre a Terra, é-lhe comunicado pelo Céu; e depende seu êxito do uso que fizer do poder que assim lhe é concedido. [...] Reconhecer a operação destes princípios na manifestação do Seu poder que 'remove os reis e estabelece os reis' corresponde a entender a filosofia da História." (Educação, pp. 173-175) 
Assim, o Deus da Bíblia está tão estreitamente associado à Sua obra que não se pode passar os olhos sobre a história do mundo sem relembrar ao mesmo tempo a história da própria providência divina. Não existe nada tão bem estabelecido como a finalidade providencial para a qual a Humanidade se encaminha. A filosofia providencialista da História ensina-nos que a existência humana tem uma razão de ser, que Deus governa a História e que o Seu objetivo será realizado. 

Os planos divinos são-nos revelados na Bíblia, a qual não é outra coisa senão o relato dos atos sucessivos de Deus na Terra, atos esses que conduzem ao ato redentor da encarnação e culminam no estabelecimento do Seu reino. Este sentido escondido da História permite-nos descobrir com esperança que, apesar do mau uso que os homens fazem frequentemente da liberdade e das oportunidades que Deus nos dá, o leme desta nave está nas mãos do Pai celestial, que faz de cada ser humano, criado à Sua imagem, o objeto da Sua solicitude, do Seu amor e providência. 

Hoje te convido a reconhecer que há um Deus no controle deste planeta. As Suas promessas são seguras. Decide ser-Lhe fiel. Com Temer ou com qualquer outro, Deus é a nossa proteção. Confie, Ele sabe o que faz. E se permite que as coisas sejam como são, há um propósito para isso. 
"Crede no Senhor vosso Deus e estareis seguros.” (2 Crônicas 20:20)

3 comentários: