terça-feira, 4 de julho de 2017

Quem nunca ouviu falar de Jesus poderá ser salvo?

Os cristãos respondem de maneiras diferentes a essa pergunta. Apresentarei algumas reflexões que me ajudaram a tirar minhas próprias conclusões. Para tanto, examinarei algumas provas bíblicas e farei observações de natureza teológica.

1. A salvação por meio de Cristo e da missão
Alguns cristãos negam que possa haver salvação separada do conhecimento de Cristo, o que poderia ser chamado de resposta exclusivista. Certas passagens bíblicas parecem apoiar esse ponto de vista. Por exemplo, Jesus disse: “Esta é a vida eterna: que Te conheçam, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste” (João 17:3). Pedro reafirmou essa convicção: “E não há salvação em nenhum outro; porque abaixo do Céu não existe nenhum outro nome, dado entre os homens, pelo qual importa que sejamos salvos” (Atos 4:12). De fato, a comissão do evangelho requer que o conhecimento da salvação, por meio de Cristo, seja proclamado a todas as pessoas (Mateus 28:18-20; conforme Apocalipse 14:6-12). Salvação requer fé em Jesus (Romanos 1:16; 10:9; Atos 16:30-34). A morte redentora de Jesus e a reivindicação exclusiva de que salvação só é possível por meio dEle é o alicerce da missão da igreja. Foi isso que o Senhor ordenou que fizéssemos, e nós, em humilde submissão a Ele, vamos e cumprimos a missão.

2. A missão continua sendo a missão de Deus
Outro aspecto desta questão é: A missão não teve início na igreja, mas em Deus e continua sendo dEle. Ele a iniciou enviando Seu Filho como nosso Salvador (João 3:16). Cada aspecto do ministério de Jesus foi o cumprimento da missão salvadora de Deus para a raça caída. No fim de Seu ministério, Jesus disse ao Pai que havia completado “a obra que Me deste para fazer” (João 17:4). O Espírito está pessoalmente envolvido na missão divina. Jesus estava cheio do Espírito no cumprimento de Sua missão (Isaías 11:1-5; Mateus 3:16-17). A própria igreja foi capacitada pelo Espírito para cumprir sua missão (Atos 1:8). A profunda ligação entre a igreja e o Espírito indica que, embora a igreja tenha sido estabelecida para a missão, a missão é de Deus. É cumprida pelo Espírito por meio da igreja. O Espírito, de acordo com o desígnio divino, usa os fiéis para realizar a missão de Deus.

3. A missão e o Espírito 
O que Deus faria se não houvesse cristãos? Proponho que o Espírito continue a ser responsável pela realização da missão. Quando a visão expressa do povo de Deus não é acessível em alguma região do mundo, seja por questões políticas, religiosas ou quaisquer outras, a missão salvadora de Deus para o mundo não é desativada. Deus “deseja que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade” (1 Timóteo 2:4). Encontramos um bom exemplo disso na experiência de Cornélio, gentio que temia a Deus, mas que não dispunha de um cristão para ensiná-lo. Nessa situação, o Senhor falou diretamente com ele, em visão, e o guiou a Pedro (Atos 10:1-10). Deus não ficou sem testemunhas entre as nações que vivem em trevas espirituais. De tempos em tempos, Ele levanta profetas entre eles e a luz divina os alcança (conforme Números 24:2). Jesus, por meio do Espírito, continua a ser “a verdadeira luz que ilumina todos os homens” (João 1:9). Isso sugere que os não-cristãos que estão longe do contato com o povo de Deus, quando tocados pelo Espírito, sinceramente anseiam por algo melhor (conforme Tiago 1:17). Eles podem experimentar o poder salvador de Deus na mente e no caráter. Seu conhecimento pode ser extremamente limitado, mas eles foram transformados pela graça de Cristo em seu coração e, sem saber de Jesus, foram abençoados por Sua graça salvadora.

Essa obra do Espírito não legitima religiões não cristãs ou permite pluralismo religioso. Certamente, em Seu trabalho, o Espírito pode usar fragmentos da verdade que possa haver em qualquer religião; mas Ele não está preso a tais elementos. A graça é concedida por Cristo às pessoas por meio do Espírito. No entanto, essa obra do Espírito não torna o testemunho irrelevante. Pelo contrário, a obra do Espírito Santo prepara o caminho para que a igreja cumpra sua missão mais efetivamente.

Angel Manuel Rodríguez (via Revista Adventist World)

Nota: Uma pesquisa recente concluiu que aproximadamente 3,16 bilhões de pessoas nos dias atuais ainda não ouviram falar de Jesus Cristo. O levantamento foi feito pela organização cristã Joshua Project, que se dedica a identificar e mapear os grupos étnicos que mais precisam de atenção das agências missionárias. Em termos de percentual, esse número é quase metade da população atual do planeta: 42,2%. E o pior cenário de difusão da mensagem do Evangelho é a Ásia, onde cerca de 60% dos habitantes nunca ouviram falar de Jesus.

Assista também a explanação deste assunto feita pelo professor Leandro Quadros:

2 comentários: