segunda-feira, 27 de março de 2017

Teste: O Reavivamento e Reforma já aconteceram em sua igreja?

1. O Reavivamento já aconteceu na sua igreja? Sério? 

2. A Palavra de Deus tem sido fielmente pregada onde você congrega? 

3. Na sua comunidade de crentes o Espírito de Deus tem acompanhado a mensagem dos Seus servos? 

4. E a Palavra tem sido proclamada com poder? 

Hum… então vamos ver!

5. Como pecadores, vocês aí, na sua congregação local, sentiram despertar-lhes a consciência? 

6. A “luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas” (João 1:9) iluminou-lhes os recessos íntimos da alma, e as coisas más que estavam ocultas vieram à tona? 

7. Coração e espírito passaram a ser possuídos de profunda convicção? 

8. As pessoas se convenceram do pecado?

9. Da justiça?

10. E do juízo vindouro? 

11. Os participantes passaram a ter a intuição da justiça de Jeová e a sentir terror de aparecer, em sua culpa e impureza, perante Aquele que examina os corações? 

12. Você viu os adoradores angustiados exclamando: “Quem me livrará do corpo dessa morte?” (Romanos 7:24)

13. Quando a cruz do Calvário, com o pleno sacrifício pelos pecados humanos, foi revelada, viram que nada, senão os méritos de Cristo, seria suficiente para a expiação de suas transgressões, e que somente esses méritos poderiam reconciliar as pessoas com Deus? 

14. Então, será mesmo que vocês, membros, com fé e humildade, passaram a aceitar o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, ou seja, tiveram realmente a “remissão dos pecados passados” (Romanos 3:25) pelo sangue de Jesus?

Além disso, se você quer saber se já houve também a Reforma na sua igreja, continue respondendo. 

15. Bom, se realmente creram, foram batizados e se levantaram para andar em novidade de vida como novas criaturas em Cristo Jesus, os “reavivados” produziram frutos dignos de arrependimento? 

16. Pararam de se conformar com os desejos anteriores e, pela fé no Filho de Deus e seguindo os Seus passos, passaram a refletir-Lhe o caráter e a se tornarem puros assim como Ele é puro? 

17. Passaram os membros a amar coisas que antes odiavam, e a odiar coisas que amavam? 

18. Os orgulhosos e presunçosos se tornaram mansos e humildes de coração? 

19. Os vaidosos e arrogantes se fizeram sérios e acessíveis? 

20. Os profanos se tornaram reverentes? 

21. Os bêbados, sóbrios?

22. E os devassos, puros? 

23. As modas vãs do mundo foram postas de lado? 

24. Os cristãos substituíram a busca pelo “enfeite […] exterior, no frisado dos cabelos, no uso de joias de ouro, na compostura dos vestidos” pela procura do “homem encoberto no coração; no incorruptível trajo de um espírito manso e quieto, que é precioso diante de Deus” (1 Pedro 3:3-4)?

Enfim…

25. O projeto de Reavivamento e Reforma na sua igreja foi um despertamento que resultou em profunda humildade, reflexão e exame de coração e conduta? 

26. Se caracterizou pelos solenes e fervorosos apelos ao pecador e pela terna simpatia para com a aquisição efetuada pelo sangue de Cristo? 

27. Homens e mulheres oraram e lutaram com Deus pela salvação de outras pessoas? 

28. Os irmãos passaram a se considerarem dignos de sofrer e de serem provados por amor a Cristo? 

29. Ficou notória uma transformação na vida dos que professam o nome de Jesus ao ponto de a sociedade passar a ser beneficiada por sua influência? 

30. Ou seja, se julgados por seus frutos, os membros da sua igreja dão a impressão correta de que são verdadeiramente abençoados por Deus para salvação de pessoas e para reerguimento da humanidade?

Se você teve facilidade para responder a essas trinta perguntas afirmativamente, por favor, me convide para ir à sua igreja! Sim, quero conhecê-la! Mas se você se sentiu desconfortável para dar a estes questionamentos um simples “sim”, eu poderia até aceitar o convite, mas com outra finalidade. Contudo, não basta que choremos e lamentemos juntos, pois o recado é direto: ou aconteceu de fato o movimento de Reavivamento e Reforma, ou a igreja está sem vida e sem forma; errada e morta. Você entende como já passou da hora de levarmos esse papo a sério? 

Deixando bem claro: se o Reavivamento e a Reforma não podem ser vistos, é porque você e eu falhamos em fazer a nossa parte para que isso acontecesse. Porque a vontade que Deus tem de nos conceder o Espírito Santo é maior que o desejo que qualquer mãe tenha de dar um bom presente ao seu filho (Mateus 6:25-34; 7:7-11). O que você me diz?

(Este artigo é uma paráfrase das páginas 15 e 16 do livro Reavivamento Verdadeiro de Ellen White)

Valdeci Júnior (via Reavivamento e Reforma)

Nenhum comentário:

Postar um comentário