segunda-feira, 13 de março de 2017

15 pecados que mais entristecem o Espírito Santo segundo EGW

Entristecer o Espírito Santo não significa lutar contra Ele. Você e eu precisamos diferenciar a luta com a Terceira Pessoa da Trindade para vencermos nossas fraquezas da batalha contra o Espírito Santo, que consiste numa constante rejeição aos Seus apelos para que reconheçamos a Jesus como Messias. Desse modo, essa listagem não tem o objetivo de insinuar que você esteja “pecando contra o Espírito Santo”, mas apenas lhe advertir sobre alguns dos pecados que mais O entristecem. Assim como um pai e uma mãe que, apesar de se entristecerem ou se decepcionarem com um filho, não o abandonam, Deus também não abandona Seus filhos por que estes Lhe causaram tristeza em certos momentos. O Senhor insiste em trazer-nos de volta para perto de Si (leia em Oseias 11 e 12).

A seguir, os 15 pecados que mais entristecem o Espírito Santo segundo os escritos de Ellen G. White:

1. Divertimentos que são impróprios
“Mais que qualquer outra coisa, estão os divertimentos contribuindo para anular a operação do Espírito Santo, e o Senhor é ofendido” (Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 281).

2. Cristãos que não são sinceros de coração e não vivem as verdades
“O Espírito de Deus é ofendido porque muitos não têm a vida e o coração retos; sua professa fé não harmoniza com suas obras” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 247).

3. Cobiça
“Depois, Ananias e Safira ofenderam o Espírito Santo cedendo a sentimentos de cobiça […] O mesmo pecado foi muitas vezes repetido na história posterior da igreja, e é cometido por muitos em nosso tempo. Mas, embora, possa não manifestar-se visivelmente o desagrado de Deus, não é menos desprezível a Sua vista agora do que o foi no tempo dos apóstolos” (Atos dos Apóstolos, pp. 72, 76).

4. Duvidar do amor de Deus e desconfiar de Suas promessas
“Quando nos inclinamos a duvidar do amor de Deus, a desconfiar de Suas promessas, nós O desonramos e ofendemos ao Seu Santo Espírito” (Caminho a Cristo, p. 118).

5. Não controlar a imaginação
“Você [chamada na obra de “irmã F”, que por seus acessos de raiva maltratava os membros da família] é capaz de controlar a imaginação e vencer esses acessos nervosos. Você tem força de vontade, e deve trazê-la em seu auxílio. Não tem feito isso, mas tem deixado a imaginação altamente agitada a controlar a razão. Nisso você tem ofendido o Espírito de Deus”. (Testemunhos para a Igreja, vol. 5, p. 310).

6. Temor injustificado e queixas
“Fazem eles bem em ser assim incrédulos? Jesus é seu amigo. Todo o céu se acha empenhado em seu bem-estar, e seu temor e queixas ofendem o Espírito Santo.” (Obreiros Evangélicos, p. 261).

7. Indolência e preguiça
“Quando a ignomínia da indolência e preguiça tiver sido afastada da igreja, o Espírito do Senhor se manifestará graciosamente. Revelar-se-á o poder divino. A igreja verá a providencial operação do Senhor dos Exércitos. A luz da verdade brilhará em raios claros, fortes, e, como no tempo dos apóstolos, muitas almas volverão do erro para a verdade. A terra será iluminada com a glória do Senhor”. (Testemunhos Seletos, vol. 3, p. 219).

8. Condescendência com o egoísmo e a desunião entre irmãos na fé
“O Espírito de Deus não habitará onde há desunião e contenda entre os que creem na verdade. Mesmo que esses sentimentos não sejam expressos, eles tomam posse do coração e expulsam a paz e o amor que deveriam caracterizar a igreja cristã. Eles são resultados do egoísmo no sentido mais pleno […] A condescendência com o egoísmo certamente expulsará o Espírito de Deus do local.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 221).

9. Falta de cooperação entre obreiros de instituições
“Essas coisas ofendem o Espírito Santo. Deus deseja que aprendamos uns dos outros. A não santificada independência nos coloca no lugar em que Ele não pode trabalhar conosco. Satanás é que muito se agrada com tal estado de coisas”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p. 197).

10. Relaxamento na observância do Sábado 
“Quando julga que suas circunstâncias temporais requerem atenção, você transgride sem preocupação o quarto mandamento. Você torna a guarda da lei de Deus uma questão de conveniência, obedecendo ou desobedecendo, segundo o indicam suas ocupações ou inclinações. Isto não é honrar o sábado como uma instituição sagrada. Você ofende o Espírito de Deus e desonra seu Redentor, seguindo esse procedimento descuidado.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 4, p. 248).

11. Dureza de coração
“Enquanto estava ao lado do leito de morte de meu marido, eu sabia que se houvera outros com quem repartir as cargas dele, teria ele sobrevivido. Então supliquei com agonia que os que estavam ali presentes não mais ofendessem o Espírito do Senhor por sua dureza de coração.” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p. 67).

12. Unir-se com uma pessoa descrente (jugo desigual)
“Unir-se a um descrente é colocar-se no terreno de Satanás. Você entristece o Espírito de Deus e perde Sua proteção. Será capaz de suportar tão terríveis desvantagens ao travar a luta pela vida eterna?” (Testemunhos Para a Igreja, vol. 5, p.p. 364, 365).

13. Manifestar represália
“Se surgem provações que parecem inexplicáveis, não devemos permitir que nossa paz nos seja roubada. Conquanto sejamos tratados injustamente, não demonstremos paixão. Alimentando o espírito de represália, prejudicamo-nos a nós mesmos. Destruímos nossa confiança em Deus e entristecemos o Espírito Santo”. (Parábolas de Jesus, p.p. 171, 172).

14. Rivalidade entre instituições da Igreja
“Não deve haver concorrência entre nossas casas publicadoras [editoras de livros adventistas]. Se esse espírito existir, irá crescer e se fortalecer, impedindo o espírito missionário. Entristecerá o Espírito de Deus, e banirá da instituição o ministério dos anjos enviados para cooperar com aqueles que participam da graça de Deus”. (Testemunhos Para a Igreja, vol. 7, p.p. 173, 174).

15. Observações severas e sarcásticas
“Quando o Salvador em nós habita, as palavras O revelam. Mas o Espírito Santo não habita no coração daquele que se impacienta quando os outros não concordam com suas ideias e planos. Dos lábios de tal homem saem palavras fulminantes, que afugentam o Espírito e desenvolvem atributos satânicos, em vez de divinos. O Senhor deseja que os que estão ligados a Sua obra falem, a todo tempo, com a mansidão de Cristo. Manifestai a brandura de que Cristo nos deu o exemplo em Sua vida.” (Conselhos Sobre Mordomia, p. 115).

Não se esqueça de que o seu olhar não deve estar voltado para dentro de si. Do contrário, nunca se sentirá salvo. Fixe seus olhos em Cristo e não verá possibilidade de perder a vida eterna! (Hb 12:2). 

Que a paz do Espírito Santo esteja com você.

Extraído de artigo de Leandro Quadros (via Na Mira da Verdade)

23 comentários:

  1. Respostas
    1. Nao tem que convencer a ninguem, basta que observemos o que "entristece o espírito santo", examinai as escrituras, e a compreensão vem do espirito santo!

      Excluir
    2. Se ainda não te convenceu é porque não esta deixando o Espirito Santo tocar seu coraçaozinho. Que Deus te abençõe.

      Excluir
    3. Quem vai convencer e o ESPIRITO SANTO

      Excluir
    4. É um fato,e não um "espetaculo" ou "show" para convencer ninguém! !

      Excluir
    5. Não é um "espetáculo"ou show que vc precisa ser convencida !! Mas um fato.

      Excluir
    6. Boa tarde noah,no dia em q vc buscar o conhecimento das coisas de DEUS entendera o que esta escrito,Leia a Biblia e peça entendimento ão Santo espirito vai te fazer bem acredite !!!

      Excluir
  2. Sempre é bom saber ou lEmbrar de coisàs que possam entristecer o Espírito de Deus!
    Toda honra e toda glória seja da a Ele!

    ResponderExcluir
  3. Magnífico. Muito bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu acrescentaria a atribuição ao diabo as obras divinas que ocorrem no meio do povo de Deus, mesmo com respaldo bíblico, como constantemente alguns grupos fazem, ainda que se auto proclamem cristãos.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom que DEUS e o santo espírito possam proporcionar a nós discernimento para não entristecer-mos ao SENHOR.

    ResponderExcluir
  6. Devíamos citar mais a Bíblia e citar bem menos Ellen White. Aliás, lhe agradaria (a Ellen) que esquecêssemos dela.

    ResponderExcluir
  7. Leandro, seria melhor citar somente a Bíblia como regra de fé. Subiremos no púlpito e fundamentaremos nossas esperanças somente no que Ellen White disse? Um absurdo. Onde estão os textos bíblicos inspirados? Acaso não existem textos sobre o assunto? E. White não pode ser citada assim, como fonte única. Daqui a pouco estaremos crendo na inerrancia de seus escritos. Verifico que cada dia tenho que me "deseducar" de depender de Ellen, pois o adventismo acha em seus escritos "um caminho fácil" para encontrar a verdade. Eu desejaria que Deus jamais tivesse enviado a Sua mensageira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jônathas, postei somente uma parte do artigo que o prof. Leandro Quadros postou na Mira da Verdade. No final deste artigo tem o link do artigo completo incluindo as referências bíblicas. Obrigado.

      Excluir
    2. Obrigado meu Deus pela oportunidade que vc nos da para aprendi mais de ti

      Excluir
    3. Eu sei o que é isso irmão. Existe alguma coisa que ela fala que te incomoda. Já aconteceu comigo. Ore a Deus. Lembrando que tudo que vem para somar é benção. E o título da postagem é se referindo ao que ela, Ellen White fala. Não a Bíblia, você pode aproveitar e fazer um artigo. Vou ter o prazer de ler.

      Excluir
    4. Ângelo agradeço pela postagem, muito importante para mim. E gostei que no início está escrito segundo Ellen White. Nós temos que parar de criticar o artigo que outro escreveu, se acho que tinha que ter mais informaçoes ou ser só da Bíblia é simples Escreva. No mundo acadêmico é assim, às vezes o seu artigo me conduziu a uma ideia e com isso posso escrever um artigo que na opinião de outros foi mais relevante para as pessoas. Tudo são contribuições para o nosso crescimento espiritual. Chega de ficar sentado opinando.

      Excluir
    5. Obrigado a você Michel por participar. Abraço.

      Excluir
    6. Bem, ao que deu para compreender das mensagens citadas, todo tipo de pecado entristece o Espírito Santo, não é mesmo? Da pra citar diversos textos bíblicos, inclusive, mencionando outros pecados, adicionais ao q a Irma White disse. Mas, parece q as pessoas querem ficar só com o q ela disse. Podemos ir além? Mas tenho que dizer que devemos citar muito menos Ellen, se somos o povo da Bíblia, não de Ellen e da Bíblia. Há muitos outros princípios de saúde e muitas outras verdades além do que Ellen White disse. Nos contentamos com pouco ou somente com o que foi inspirado. Acaso o Espírito Santo ainda não opera nos nossos dias? Temos que nos firmar na Bíblia. Inteiramente nesta verdade. A única verdade. Se Ellen visse esse artigo aí, teria nos repreendido, não acha?

      Excluir
  8. Não amigo. Nunca Ellen White disse isso. O que se tira do contexto, foi quando uma vez ela disse que se observamos mais a Bíblia seu escritos não seriam tão relevantes. Porém nosso povo carece justamente de boa interpretação e bom senso. E a Irma White ela mastiga alguns assuntos para nós. Exemplo a Bíblia fala bastante de saúde, mais poucos consegue atentar para esse assunto. Ela escreveu mais de 5 livros só desse tema. O que precisa ficar claro é que não perdemos nada em ler seus livros e seguir seus conselhos.

    ResponderExcluir
  9. 3ª pessoa? São três deuses? interessante! não terás outros deuses diante de mim,' Eu sou único", infelizmente hj estão querendo materializar o poder de Deus. que necessidade havia de Deus ter criado mais dois deuses?

    ResponderExcluir
  10. Concordo Jônathas, a biblia é nossa luz maior, os escritos d Ellen White luz menor. Primeiro a biblia, é com os escritos da bíblia que proclamamos o evangelho aos descrentes.

    ResponderExcluir