sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Dia Nacional do Sorvete - Delicioso e prejudicial à saúde


No Brasil, em 2002, a ABIS instituiu o "Dia Nacional do Sorvete". A data é comemorada todo dia 23 de setembro e foi criada com o objetivo de celebrar o início das temperaturas mais altas do ano, já que é nesta época que o consumo de sorvete no país aumenta. 

Sorvetes são tão deliciosos que é difícil acreditar que eles podem ser prejudiciais. Mas o fato é que sorvetes são cheios de calorias, gorduras ruins, açúcar, corantes sintéticos, conservantes, emulsificantes e outros ingredientes prejudiciais. A grande quantidade de açúcar, antes de tudo, pode ser muito perigosa. Ela causa o endurecimento de artérias, diabetes e mais. Em crianças, isso pode levar a hiperatividade e perda de concentração.

O Instituto de Pesquisa do Oregon descobriu recentemente que sorvetes são alimentos não saudáveis que podem até ser viciantes. Como mencionado antes, são cheios de aditivos. Um desses aditivos é o piperonal, que é usado no lugar da baunilha. Piperonal também é usado para tratar piolhos! Então, ao invés de comer um sorvete da próxima vez, substitua pelo sorbet ou smoothies de frutas, frutas in natura ou assadas, saladas de frutas, cremes de frutas, bolos e tortas integrais ou pavês simples de frutas. Vejamos o que Ellen G. White nos aconselha sobre o consumo do sorvete:
"Se havemos de andar na luz a nós dada por Deus, precisamos educar nosso povo, velhos e novos, a dispensar aquelas comidas que são ingeridas apenas por condescendência com o apetite. Nossos filhos devem ser ensinados a renunciarem às coisas desnecessárias como doces, chicletes, sorvetes e outras gulodices, para que possam pôr o dinheiro poupado por sua abnegação na caixa da renúncia, das quais deve haver uma em todo lar. 
Não poucos entre os nossos, necessitam instrução acerca dos princípios da reforma de saúde. Há várias preparações inventadas por fabricantes de alimentos saudáveis, e recomendadas como perfeitamente inofensivas; tenho, porém, testemunho diverso a apresentar a esse respeito. Elas não são verdadeiramente saudáveis, e seu uso não deve ser estimulado. Precisamos apegar-nos mais estritamente a um regime simples de frutas, nozes, cereais e verduras.
A família humana tem condescendido com o crescente desejo de comida requintada, até que se tornou moda acumular todas as iguarias possíveis no estômago. Especialmente nas festas, condescende-se quase sem restrições com o apetite. Toma-se parte em almoços requintados e jantares tardios, os quais consistem em carnes altamente condimentadas com molhos fortes, bem como bolos confeitados, tortas, sorvetes, etc.
Esforcem-se diligentemente os que defendem a reforma de saúde a fazerem dela tudo quanto professam que ela é. Rejeitem qualquer coisa que seja nociva à saúde. Usem comida simples e saudável. As frutas são excelentes, e poupam muito trabalho de cozinha. Rejeitem as massas requintadas, como os bolos, sobremesas e outros pratos preparados para tentarem o apetite... É melhor deixar de lado as coisas doces. Deixem em paz os pratos de sobremesas doces colocados à mesa. Os irmãos, deles não necessitam. Precisam de mente clara para pensar segundo a direção de Deus. Cumpre-nos agora seguir os princípios da reforma de saúde."
(Textos extraídos do livro Conselhos sobre o Regime Alimentar, páginas 327 a 333)
Segue duas receitas saudáveis de sorvete apresentadas no programa Vida & Saúde da Novo Tempo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário