terça-feira, 27 de setembro de 2016

Dia Nacional da Doação de Órgãos e a participação da Igreja Adventista


27 de setembro é o Dia Nacional da Doação de Órgãos. Em alusão a esta data, uma série de ações dentro da campanha denominada Setembro Verde estão sendo realizadas para estimular cada vez mais a população a ser doadora de órgãos. O objetivo é fazer com que o país alcance anualmente a meta de 14,4 doadores por milhão da população. No primeiro semestre deste ano, o país bateu recorde com 1.438 doadores, 7,4% a mais que o mesmo período em 2015.

As doações de órgãos possibilitaram a realização de 12.091 transplantes entre janeiro e julho deste ano. As operações de órgãos mais complexos, como pulmão, fígado e coração, registraram aumento de 31% em relação ao mesmo período do ano passado. O Brasil é referência mundial em transplantes. Em 2015, foram realizadas 23.666 cirurgias; 1.164 órgãos e 2.409 tecidos foram transportados. Houve ainda 110 órgãos e 219 tecidos transferidos por meio de voos fretados e transportes terrestres em parceria com as Centrais Estaduais de Transplantes.

Como ser doador
Basta comunicar sua família do desejo da doação. A doação de órgãos só acontece após autorização familiar. Doador vivo - Qualquer pessoa saudável que concorde com a doação. O doador vivo pode doar um dos rins, parte do fígado, parte da medula óssea e parte do pulmão. No caso de medula óssea, a pessoa pode fazer um cadastro em qualquer hemocentro e aguardar. As informações vão para um cadastro nacional e a compatibilidade pode ser detectada a qualquer momento.

Participação da Igreja Adventista
Anualmente, os adventistas se engajam em campanhas de doação de sangue e órgãos em toda América do Sul. Esse ato benéfico também é uma forma de levar esperança a outras pessoas (Conheça melhor essa participação através do projeto Vida por Vidas). Como cristãos estamos sempre dispostos a beneficiar o próximo, pois os valores como solidariedade, esperança e fé, fazem parte do potencial humano, e através do exemplo de Cristo, que se preocupava com cada pessoa, conhecia suas necessidades e sempre procurava minorar suas dores, que encontramos o caminho para nos envolvermos, a fim de que as pessoas que sofrem possam ter uma vida melhor.
"Nisto conhecemos o amor: que Cristo deu a sua vida por nós; e devemos dar nossa vida pelos irmãos." (1 João 3:16)
Saiba mais sobre esse tema neste vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário