terça-feira, 31 de maio de 2016

Novelas: Infidelidade, Adultério e as Entradas da Alma


A grande batalha de Satanás agora é pelo terreno da mente humana. Como cristãos, deveríamos evitar tudo aquilo que tem contribuído para a degeneração e corrupção da nossa mente. O que dizer das inúmeras traições que as novelas “pregam” todos os dias em milhões de lares? Elas abrem brechas enormes para os primeiros passos em direção ao pecado da infidelidade. Não se esqueça de que somos transformados diariamente por aquilo que contemplamos. Com essa representação tão superficial e banal da infidelidade e do adultério na TV, a lealdade – em qualquer tipo de relação – tem ficado cada vez mais rara. As novelas em exibição atualmente contam algumas destas estórias: 




Vivemos em uma sociedade em que o adultério é uma prática cada vez mais recorrente, porém, ver essa prática sendo tratada como "natural e aceitável" nas novelas, constrange.

Uma pesquisa feita pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sugere uma ligação entre as novelas e um aumento no número de divórcios no Brasil nas últimas décadas. O “Manual de Atenção à Saúde do Adolescente”, feito pela Coordenação de Desenvolvimento de Programas e Políticas de Saúde de São Paulo, destacou o seguinte: “Os jovens têm recebido um alto conteúdo sexual nas programações veiculadas pela TV, através de mensagens que valorizam a erotização e as relações casuais. Nas novelas e seriados, a maioria dos atores são jovens e belos, mudam constantemente de parceiros, não usam métodos contraceptivos nem de proteção contra DST e, mesmo assim, não se contaminam, não engravidam e os finais são sempre felizes”. 

A despeito de toda problemática do pecado do adultério e da infidelidade, que destrói não somente o atingido, mas principalmente o que pratica (Provérbios 6:32), o ponto que gostaria de abordar diz respeito às “Entradas da Alma”.

As "Entradas da Alma" são os nossos sentidos. Deus nos deu olhos e ouvidos para que possamos enxergar as maravilhas de Sua criação e de Sua lei, e para que possamos ouvir a Sua mensagem, mas, se permitirmos, Satanás vai usar esses sentidos para alcançar a nossa mente.

Claro que essa é mais uma tentativa de tornar o adultério, pecado que destrói as famílias e leva muitas vidas à infelicidade, uma prática aceitável. Minha pergunta é: Você tem permitido que esse tipo de argumento invada o seu lar? Você tem permitido que suas crianças e adolescentes contemplem e tenham acesso a esse tipo de argumento?
“Temos todavia uma obra a fazer a fim de resistirmos a tentação. Aqueles que não querem ser presa dos ardis de Satanás devem bem guardar as entradas da alma; devem evitar ler, ver, ou ouvir aquilo que sugira pensamentos impuros. A mente não deve ser deixada a divagar ao acaso em todo o assunto que o adversário das almas possa sugerir.” (Ellen G. White - Mensagens aos Jovens, p. 285) 
Concluo, citando as palavras de Paulo em Filipenses 4:8: 
“Finalmente, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo que é respeitável, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se alguma virtude há e se algum louvor existe, seja isso o que ocupe o vosso pensamento”.
Deus nos abençoe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário