segunda-feira, 28 de março de 2016

Pesquisas colocam Papa como líder mais popular do mundo na atualidade


Duas pesquisas consagram o Papa Francisco como um fenômeno de popularidade.

Segundo o Instituto francês BVA, Francisco alcançou o maior índice de popularidade na América Latina desde o começo de seu pontificado. O estudo apontou que 77% das pessoas tem uma ideia positiva sobre ele. Na América do Norte, o índice é de 63%. Na Europa, índice é de 62%.

Já o Instituto Win/Gallup divulgou que o Papa é mais popular do que qualquer outro líder mundial. Em 64 países pesquisados, 54% das pessoas têm uma imagem positiva dele.

A aprovação de Francisco por não-católicos chama a atenção. Ele é bem visto por 65% de judeus, por 53% de protestantes e por 51% de ateus e agnósticos.

Comparando com a popularidade global dos diferentes líderes políticos, o papa vence amplamente: tem 11 pontos sobre Obama, 13 sobre Merkel, 10 sobre Cameron e 6 sobre Hollande.

Jean-Marc Leger, presidente do WIN/Gallup International, afirma: “Papa Francisco é um líder que ultrapassa sua religião. Os nossos estudos mostram que uma ampla maioria de cidadãos do mundo, de diferentes religiões e de várias região do planeta, tem dele uma imagem positiva”. (G1 e Verbonet)

Nota: O pontificado de Francisco tem chamado a atenção pela constante aproximação de diversas denominações religiosas, bem como pelo engajamento com a política e a comunidade científica. Sua popularidade cresce à medida em que aumenta a apreensão mundial em face de problemas de diversas ordens: abalos na economia, crises políticas, mudança climática, terrorismo etc. Mas Jesus foi e é o maior líder de todos os tempos. Nunca houve alguém com vocação tão suprema, ministério tão eficaz, liderança tão exemplar e legado mais duradouro. Como líder, Ele tinha uma clara consciência de Sua pessoa, da Sua missão e do Seu dever de formar discípulos que continuassem Sua obra. Jesus foi um líder completo, diferentemente de todos os outros líderes humanos. O caráter singular da Sua pessoa como Deus e homem proporcionou uma perfeição a Suas ações, palavras e escolhas que nunca poderão ser plenamente imitadas por nenhum homem ou líder. Estudar sobre o ministério de Jesus é descobrir que nunca houve ou haverá um líder como Ele, mas todos os líderes cristãos são desafiados a ser como Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário