terça-feira, 22 de março de 2016

Anitta vira meme na internet - Vale tudo pela beleza e estética?



Atualmente, a aparência pessoal passou a ser o "cartão de visita" de muitos. Motivados pela necessidade de apresentar uma estética corporal "aceita" pela sociedade, alguns jovens investem muito mais tempo buscando a beleza exterior do que a interior. 

Um exemplo desse comportamento é o da cantora Anitta (foto). Adepta de cirurgias plásticas e muito preocupada com a aparência, a cantora nunca escondeu de ninguém que nem tudo no seu corpo é natural. Neste domingo (20), ela surpreendeu os fãs ao aparecer com o rosto repaginado com preenchimento labial, digamos, um pouco exagerado. Os cliques da cantora exibindo o novo visual viraram meme nas redes sociais (veja aqui). Na manhã desta terça-feira (22), ela ficou nos Trending Topics do Twitter com a tag "Anitta Bico de Pato". A cantora, de apenas 22 anos, já realizou vários procedimentos cirúrgicos estéticos em nome da beleza, incluindo nariz, seios e abdômen.

O Brasil é o segundo colocado mundial em cirurgias plásticas e aplicações de botox. Insatisfeitos com a aparência, jovens entre 14 e 18 anos representam 13% dos pacientes que fazem algum tipo de procedimento estético. As cirurgias plásticas mais procuradas são de nariz, redução de mama, implante de silicone, lipoaspiração e correção do tamanho das orelhas. 

Como todo procedimento cirúrgico, essas operações trazem riscos à saúde, que vão desde pequenas infecções, na correção do tamanho das orelhas, por exemplo; até ao óbito, no caso de lipoaspirações. Também são comuns a insatisfação e os sentimentos de frustração quando os resultados não alcançam as expectativas. Por outro lado, há casos em que as cirurgias plásticas deixam de ser somente estéticas e são justificadas e necessárias, como após um acidente, em caso de doenças congênitas, grandes deformidades ou imperfeições que prejudicam o funcionamento do corpo. Nesses casos, os benefícios superam os riscos. 

Antes de se decidir por qualquer procedimento, é necessária muita reflexão sobre o assunto e cuidado para não agir por impulso ou pelas emoções. Procure identificar quais as reais motivações que levam você a pensar em se submeter a cirurgias. Você possui um "defeito" real e significativo, ou está criando tempestade em copo d'água por causa de uma pequena imperfeição? 

Podemos aprender com a história de Salomão: "Absorveu-se tanto com a ostentação exterior, que se esqueceu de elevar a mente pela constante ligação com o Deus da sabedoria. A perfeição e a beleza de caráter foram passadas por alto em sua tentativa de alcançar a beleza exterior. Vendeu a honra e a integridade do caráter na busca de glorificação própria diante do mundo (...) Primeiro, corrompeu-se no coração, depois se afastou de Deus e se tornou por fim adorador de ídolos." (Ellen G. White, Testemunhos para a Igreja, v. 4, pág. 628.) 

Esse sofrimento é completamente evitável. Pense nisso e lembre-se de que a verdadeira beleza está no caráter. Enquanto o padrão de beleza muda a cada ano, o valor do caráter nunca sai de moda. 

Adaptação de texto de Luiz Fernando Sella

Nenhum comentário:

Postar um comentário