quinta-feira, 19 de novembro de 2015

7 dicas para os adventistas ministrarem estudos bíblicos com eficiência


Talvez você já tenha tido a oportunidade de testemunhar sobre sua fé, mas se sentiu despreparado para apresentar na Bíblia textos que comprovem aquilo no que acredita. Seja por falta de preparo, medo ou inexperiência, muitos adventistas se esquivam de ministrar estudos bíblicos. No entanto, essa é a forma mais tradicional (e ainda eficaz) de oferecer instrução doutrinária para pessoas que desejam conhecer a vontade de Deus.

Historicamente, a Igreja Adventista tem incentivado esse método e a formação de duplas missionárias. E, para facilitar o trabalho das 63 mil equipes que atuam de casa em casa em todo o Brasil e incentivar que outras pessoas se juntem a elas, listamos sete dicas abaixo:

1. EXALTE A CRISTO
Lembre-se de que seu desafio é apresentar Jesus. Cada tema da Bíblia ensinado deve apontar para o "Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo" (Jo 1:29).

2. PESQUISE MAIS
Quando não souber responder a uma pergunta, seja sincero e reconheça isso, mas prometa que vai pesquisar o tópico em questão para apresentar uma resposta satisfatória no estudo seguinte.

3. LIDE COM AS OBJEÇÕES
Se perceber resistência com relação ao batismo ou a alguma doutrina, identifique se ela tem que ver com a pressão da família e dos amigos, guarda do sábado, vícios, apego à tradição religiosa etc. Para ajudar, apresente promessas bíblicas e demonstre interesse sincero em cooperar.

4. AVANCE GRADUALMENTE
Ao ensinar, não omita nenhum ponto das verdades bíblicas; porém, apresente os temas de forma progressiva, passando dos pontos comuns para os distintivos. No fim de cada estudo, apele para que o aluno aceite e pratique o que foi estudado. Dessa maneira, ele vai entendendo que o estudo da Bíblia exige transformação e compromisso.

5. ADAPTE A ABORDAGEM
Se você está dirigindo uma classe bíblica para várias pessoas, utilize mais de uma abordagem para procurar atender aos diversos perfis de alunos. Seja flexível quanto ao melhor dia e horário do estudo, mas, depois de combinados os detalhes, seja pontual e não desmarque o compromisso.

6. ESCOLHA UMA SÉRIE
Analise o interesse e o nível de conhecimento do aluno. Existem estudos doutrinários, proféticos e práticos, além de cursos segmentados para faixas etárias. Com a experiência, você pode acabar desenvolvendo sua própria série. Para apresentar as doutrinas básicas da igreja, você vai levar, no mínimo, de quatro a seis meses realizando encontros semanais.

7. UTILIZE MATERIAIS DE APOIO
Existem inúmeros recursos à disposição, como o site www.biblia.com.br, estudos bíblicos em DVD e o portfólio Bíblia +. Recém lançado pela igreja, o material, que conta com ilustrações modernas e infográficos, em breve terá um aplicativo. Podem ajudar também o livreto Estudando Juntos, do pastor Mark Finley, e as obras Respostas a Objeções, Interpretando as Escrituras e o Comentário Bíblico Adventista do Sétimo Dia todas disponíveis pela CPB.

Fonte: Revista Adventista / novembro 2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário