quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Imprensa relata experiências de adventistas ao buscar emprego em MS

Para Luciene Feitosa, a restrição quanto ao sábado a ajudou a conseguir trabalho
Fiéis da Igreja Adventista do Sétimo Dia enfrentam dificuldades para encontrar emprego em Campo Grande, Mato Grosso do Sul.

A secretária Lady Rodrigues, 32 anos, relatou ao Campo Grande News que já foi vítima de constrangimento e teve muitas portas fechadas.

“Era uma loja no comércio, foi mais ou menos em 2008. Tentei arrumar alguns empregos e infelizmente não conseguia, não por falta de experiência, mas pela questão do sábado. O dono explicou que precisaria de alguém que estivesse no sábado e que por esse motivo ele não poderia me contratar. Você se sente constrangido e desvalorizado e acaba ficando desanimado, porque você pensa que não vai conseguir se colocar no mercado de trabalho”, diz.

Os problemas vão além. Quando conseguiu arrumar trabalho, houve rejeição por parte dos colegas que não entendem que a guarda do sábado é em função religiosa. “Eles ficam chateados porque trabalham em um horário x e eu não. Acaba pesando. Nós tentamos explicar que a gente não fica em casa descansando, a gente procura estar em comunhão com Deus, que é na igreja, fazendo atividades sociais. A gente usa o sábado para ajudar o próximo”, conta.

Se para Lady Rodrigues não poder trabalhar no sábado foi um problema, para a vendedora Luciene Feitosa, 28 anos, foi um dos fatores que a fizeram ganhar a vaga em uma loja no shopping. “O dono da loja me surpreendeu. Ele disse que precisava de gente que trabalhasse aos domingos, dia em que ninguém quer trabalhar”, conta.

Luciene folga todos os sábados e durante as sextas entra mais cedo para poder sair antes do pôr-do-sol. “Como todos têm direito a uma folga por semana, a minha rigorosamente é sábado. Não tem como mudar”. A funcionária deixa claro que o dono da loja nunca teve preconceito com sua religião. “O contratante nunca teve nenhum tipo de preconceito. Ele está aberto a negociação, a ver em que pode ajudar nessas possibilidades dele”.

Com informações de Campo Grande NewsGospel Prime

Nenhum comentário:

Postar um comentário