quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

10 motivos que visitantes de uma igreja pela 1ª vez nunca mais voltem

Pesquisa revela os dez motivos principais pelos quais as pessoas que visitam uma igreja pela primeira vez nunca mais voltam. Ela foi realizada pelo pastor americano Thom S. Rainer em 01/11/2014. 

No Twitter, ele pediu para os que visitaram uma igreja pela primeira vez contassem se voltariam ou por que não voltariam mais. Embora não seja uma pesquisa científica, ela revela algo que você precisa pensar. Aqui estão, em maiúsculo, as dez respostas mais recebidas em ordem de frequência com comentários do Pr. Rainer.

1. TER QUE FICAR DE PÉ (EXPOSIÇÃO) E SAUDAR (MOMENTOS DE CONFRATERNIZACAO) UNS AOS OUTROS NA HORA DO CULTO OU DE ALGUM DOS SERVIÇOS DO CULTO.
Fiquei surpreso pela grande quantidade de visitantes que se sentem desconfortáveis durante esse momento. Foi assustador o número de pessoas que disseram que se sentiam expostos e não voltariam mais por isso.

2. MEMBROS DA IGREJA NÃO AMIGAVÉIS.
Esta resposta eu já esperava. Mas, a surpresa foi o número de visitantes que incluíram os membros não genuinamente amigáveis, isto é, membros com atitudes artificiais. Os visitantes perceberam que alguns membros da igreja apenas fingiram ser amigáveis e simpáticos.

3. FALTA DE SEGURANÇA NA ÁREA INFANTIL.
Esta resposta gerou as maiores reações emocionais. Se a sua igreja não dá a mais alta prioridade às crianças, não espere que famílias jovens queiram frequenta-la.

4. FALTA DE UM LUGAR ESPECÍFICO PARA PEDIR INFORMAÇÕES.
Se a sua igreja não tem um lugar claro e óbvio para se pedir informações, você provavelmente terá reduzida ao meio a chance de sua visita voltar. Deve haver um “Centro de Informações” e também uma pessoa para cumprimentar e dar assistência aos visitantes.

5. SITE DA IGREJA RUIM.
A maioria dos visitantes vão ao site da igreja antes de comparecerem ao culto. Mesmo depois de irem à igreja, alguns vão visitar o site a procura de informações complementares. As impressões destes visitantes sobre a igreja podem ser prejudicadas pela influência de um site ruim, com informações não atualizadas ou confusas. Os dois itens indispensáveis para os visitantes que querem informações no site são: endereço e horários dos serviços. Isto é o básico.

6. SINALIZAÇÃO POBRE.
Se você tem frequentado uma igreja por algumas poucas semanas, esqueça tudo sobre a sinalização. Você não precisa mais disso. Mas, os visitantes precisam. E eles ficam frustrados quando as sinalizações não estão lá.

7. LINGUAGEM INTERNA DA IGREJA * (Linguagem Denominacional).
A maioria dos que responderam as perguntas não se referiram a linguagem teológica, mas a linguagem que apenas os membros conhecem.

8. CULTO ENTEDIANTE OU EXCESSIVAMENTE FORMAL.
Minha surpresa não foi a presença deste item. Mas ver quantas pessoas se incomodam com isso.

9. MEMBROS QUE MOSTRAM DESCONFORTO PORQUE O VISITANTE SENTOU NO “SEU” LUGAR. (suposto lugar do membro).
“Com licença, esse é o meu lugar”. Sim, isto ainda existe em muitas igrejas.

10. DEPENDÊNCIA OU MOBILIÁRIO DA IGREJA APRESENTANDO SUJEIRA OU DESORDEM.
Veja alguns dos comentários: “Pareceu que não havia sido limpo há semanas”. “Não havia uma lata de lixo!”. “Os banheiros eram piores que banheiros de parada de caminhões”. “Os bancos tinham mais manchas do que bancos de estabelecimento comercial”.

Em quais aspectos sua igreja precisa melhorar?

Pr. Jómarson Dias, do Espaço Novo Tempo de BH (Dica de Mario Jorge Lima)

Nenhum comentário:

Postar um comentário