sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Black Friday - Os adventistas e o consumismo


Black Friday é uma ação de vendas anual criada nos Estados Unidos e ocorre na 4ª sexta-feira de novembro, após o feriado de Ação de Graças. Durante a Black Friday, lojas físicas e online oferecem promoções de diversos produtos durante todo o dia. A Black Friday brasileira está em sua quinta edição. São 24 horas de ofertas, descontos e promoções de grandes lojas do e-commerce brasileiro, somando mais de 100 parceiros. No Brasil, o evento de compras a preços baixos com até 80% de desconto acontece desde 2010 na Internet, quando o site Busca Descontos reuniu dezenas de lojas virtuais para baixar os preços durante 24 horas. 

Veja a posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia a respeito do consumismo:



O consumismo é real. Nem mesmo os cristãos, que pregam um estilo de vida mais próximo daquele que foi vivido por Cristo estão livres.

A palavra “consumismo”, de acordo com o Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa, significa “1) ato, efeito, fato ou prática de consumir ou comprar em demasia; e 2) consumo ilimitado de bens duráveis, especialmente de artigos supérfluos. Do ponto de vista sociológico, o consumismo é o ato de consumir bens ou serviços, muitas vezes, sem reflexão..

Mas é importante fazer diferença entre “consumo” e “consumismo”. Consumo refere-se a adquirir somente aquilo que é necessário. Já o consumismo explora. A pessoa gasta além do que pode gastar. O que tem e o que não tem é comprometido com coisas desnecessárias.

Há um trabalho especializado para construir os desejos humanos. No passado havia poucos produtos, mas com a industrialização nasceu a necessidade de fazer com que as pessoas acreditassem que ter o que estava sendo produzido era primordial para a felicidade humana. As coisas foram sendo oferecidas como motivos.

Hoje, a propaganda move milhões de dólares. O mundo pára se as pessoas descobrirem que estão correndo atrás do vento e deixarem de comprar o inútil e o excesso. Aquilo que elas pensam ser necessidade, não é! É fruto do imaginário seduzido pela força das campanhas de consumo. Resultado: Violência urbana e ecológica. As pessoas se destroem, literalmente, para garantir coisas. A vida humana, a água, o solo, a mata… Tudo que Deus criou é trocado por moeda. E o que os mordomos do Senhor tem feito para não serem cúmplices?

O que disse Jesus? Ele nos ensinou a pedir ao Pai o “pão nosso de cada dia (Mt. 6.11). O pão de cada dia, a roupa de cada dia, o sapato de cada dia, os objetos de casa de cada dia …

Que Deus nos ajude a ter bom senso para ser possível viver melhor.

Ele promete que nada nos faltará (Salmo 23).

Nenhum comentário:

Postar um comentário