sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Dia Nacional dos Surdos - Conheça o Ministério Adventista dos Surdos


A Comunidade Surda Brasileira comemora hoje o Dia Nacional dos Surdos, data em que são relembradas as lutas históricas por melhores condições de vida, trabalho, educação, saúde, dignidade e cidadania para eles.

No Brasil, o dia 26 de setembro é celebrado devido ao fato desta data lembrar a inauguração da primeira escola para surdos no país, em 1857, com o nome de Instituto Nacional de Surdos Mudos do Rio de Janeiro, atual Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES).

Toda a história começou em 26 de setembro de 1857, durante o Império de D. Pedro II, quando o professor francês Hernest Huet (que era surdo) fundou o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Na época, o instituto era um asilo, onde só eram aceitos surdos do sexo masculino. Eles vinham de todos os pontos do país e muitos eram abandonados pelas famílias.

Materiais em vídeo com tradução em Libras
Os adventistas se preocupam em levar as verdades bíblicas para todas as pessoas. No caso dos surdos, a igreja desenvolve materiais evangelísticos em libras, linguagem de sinais. 

Em 2006, Wellington Romagnoli se juntou ao surdo Paulo Siqueira em um projeto pioneiro. Eles começaram a produzir uma Lição da Escola Sabatina voltada aos surdos. Até então, não havia nenhum material em vídeo voltado para os deficientes auditivos adventistas.

A produção, inicialmente sem grandes aspirações – o objetivo era atender somente os surdos da região – ganhou fôlego e relevância. Em 2009, um ano após a sede administrativa da Igreja Adventista em oito países sul-americanos oficializar o Ministério Adventista dos Surdos (MAS) como parte do departamento de Missão Global, a Lição da Escola Sabatina em Libras começou a ser produzida trimestralmente e distribuída para todo o Brasil.

Outro importante material, um livro especial para crianças surdas, vai ser lançado no dia 15 de novembro de 2014. Todo ilustrado em língua de sinais. Mais informações aqui.

Mais informações no site Surdos Adventistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário