quarta-feira, 28 de maio de 2014

Michelle Obama declara guerra à pizza e às batatas fritas nas escolas


A primeira-dama dos Estados Unidos, Michelle Obama, declarou guerra às pizzas congeladas e às batatas fritas. Ela também prepara uma nova batalha contra a junk food nas cantinas de escolas e contra a indústria responsável por não promover alimentação saudável para as crianças no país. 

A primeira-dama sempre apoiou a alimentação saudável e a prática de exercícios e lançou, inclusive a campanha "Let's Move" (Vamos nos mexer, na tradução do inglês). Michelle insiste que sejam previstos nos menus escolares menos sódio e mais frutas e verduras. Mas há quem se oponha, até mesmo no Congresso. Em especial a Câmara dos Deputados, que quer aprovar o direito de escolha de cada escola, que poderão querer retornar aos velhos padrões, oferecendo novamente alimentos pouco saudáveis, como batata frita e pizza congelada.

Michelle, porém, está decidida a intervir e fazer com que as regras aprovadas em 2010 sejam cumpridas. "Esta é uma séria ameaça ao progresso feito até agora. É um momento crítico para os nossos filhos e não podemos permitir um retrocesso. Devemos triplicar os nossos esforços agora", declarou a chef assistente da Casa Branca e nutricionista consultora, Sam Kass. (UOL)

Nota: Recentemente, a nutricionista Michelle Schoffro Cook listou os 10 piores alimentos para o corpo humano, onde constam a pizza e as batatas fritas respectivamente em 8º e 7º lugares.

8º lugar: Pizza. A nutricionista Michelle destaca que nem todas as pizzas são ruins para a saúde, mas a maioria das que são vendidas congeladas em supermercados está cheia de condicionadores de massa artificiais e conservantes. Feitas com farinha branca, essas pizzas são absorvidas pelo organismo e transformadas em açúcar puro, causando aumento de peso e desequilíbrio dos níveis de glicose no sangue.

7 º lugar: Batatas fritas. Contêm não apenas gorduras trans, que já foram relacionadas a uma longa lista de doenças, mas também uma das mais potentes substâncias cancerígenas presentes em alimentos: a acrilamida, que é formada quando batatas brancas são aquecidas em altas temperaturas. Além disso, a maioria dos óleos utilizados para fritar as batatas se torna rançosa na presença do oxigênio ou em altas temperaturas, gerando alimentos que podem causar inflamações no corpo e agravar problemas cardíacos, câncer e artrite.

Parabéns, Michelle!

Nenhum comentário:

Postar um comentário