terça-feira, 21 de janeiro de 2014

21 de janeiro – Dia Mundial da Religião

Hoje, dia 21 de janeiro, é comemorado o Dia Mundial da Religião.

A criação dessa data através da Assembléia Espiritual Nacional, em 1949, tem o objetivo de promover a união de todas as religiões existentes no mundo, estabelecendo a tolerância religiosa e o respeito ao próximo independente de sua crença.

A Comissão Executiva da Associação Geral jamais votou uma declaração oficial concernente à relação adventista do sétimo dia com o movimento ecumênico como tal. Foi escrito um livro lidando detalhadamente com o assunto (B. B. Beach, Ecumenism – Boon or Bane? [Review and Herald, 1974]) e vários artigos têm aparecido ao longo dos anos em publicações adventistas, inclusive na Adventist Review. Destarte, embora não haja exatamente uma posição oficial, há abundância de claras indicações concernentes ao ponto de vista adventista.

Geralmente, pode-se afirmar que embora a Igreja Adventista do Sétimo Dia não condene completamente o movimento ecumênico e sua principal manifestação organizacional, o Concílio Mundial de Igrejas, ela tem sido crítica de vários aspectos e atividades. Poucos negariam que o ecumenismo tem tido objetivos louváveis e algumas influências positivas. Seu grande objetivo é a unidade visível dos cristãos. Nenhum adventista pode se opor à unidade pela qual o próprio Cristo orou. O movimento ecumênico tem promovido mais amáveis relações entre as igrejas com mais diálogo e menos crítica e tem ajudado a remover preconceitos infundados.

O intermédio de suas várias organizações e atividades, o movimento ecumênico tem provido informação mais exata e atualizada sobre igrejas, tem falado a favor da liberdade religiosa e dos direitos humanos, tem combatido os males do racismo e chamado a atenção para as implicações sócio-econômicas do Evangelho. Em tudo isso as intenções têm sido boas e alguns dos frutos agradáveis. Contudo, no quadro total, as maldições tendem a exceder as bênçãos. Examinemos algumas destas, neste documento de estudo intitulado "Os Adventistas do Sétimo Dia e o Movimento Ecumênico".

Nenhum comentário:

Postar um comentário