quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Mulher adventista participou da Marcha sobre Washington há 50 anos

Sábado, 24 de agosto, em Washington, os organizadores da Rede de Ação Nacional prepararam uma manifestação para comemorar o 50 º aniversário da Marcha sobre Washington. O ativista dos direitos humanos Martin Luther King III e o Rev. Al Sharpton lideraram a manifestação do Lincoln Memorial até o monumento a Martin Luther King Jr..

Anne Buchanan, membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia "Dupont Park", tinha 27 anos quando ela, juntamente com seu marido, se uniram às mais de 200 mil pessoas em 28 de agosto de 1963, no National Mall, para se manifestarem a favor da igualdade de direitos e da liberdade.

"As pessoas sentiram uma sensação de desconforto", disse Anna. "Algumas pessoas temiam retaliação. No entanto, uma vez que descemos do ônibus e caminhamos para o centro, nos encontramos cara a cara com muitas raças diferentes. Naquele dia, éramos apenas um grupo de pessoas misturadas com um único propósito ", acrescentou.

Orlan Johnson, diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa na região da América do Norte (Nad) da Igreja Adventista, acredita que a marcha em 1963 "mudou não só a América, mas também o mundo como o conhecíamos ... nada seria o mesmo de antes. Basta olhar para a diversidade em nossas igrejas, dos membros aos pastores, dos líderes em todos os níveis. O impacto da marcha é evidente em toda parte."

Anna e seu marido Herbert experimentaram o racismo em suas peles, no final dos anos 50, quando eles tentaram comprar uma casa perto do United States Census Bureau em Suitland. A empresa imobiliária disse-lhes que a casa não estava disponível. O marido então passou a ser ativista do Congresso para a Igualdade Racial (Core), onde foi voluntário na década de 50 e 60. Graças à intervenção do Core, os dois conseguiram finalmente a casa. "É desanimador que algumas das coisas que aconteceram depois, ainda acontecem hoje", disse Anna, que sempre residiu em Suitland.

Nascida em Evanston, Illinois, em 1935, Anna viveu outras manifestações de racismo. Lembrou-se, quando afro-americanos podiam fazer compras nas lojas "Five and Dime", mas não podiam sentar e comer. Eles tiveram que mudar estas ordens. E nos cinemas, os negros eram relegados para a galeria.

Essas experiências levaram-na a deixar Evanston para cursar uma faculdade, principalmente para os negros. Ela queria ter bons professores afro-americanos, o que não foi concedido em Illinois. Ela se formou em francês na Universidade de Howard, em Washington, trabalhou na Biblioteca do Congresso, aposentando-se após mais de 30 anos de serviço.

Anna e seu marido sempre continuaram a educar as pessoas sobre os seus direitos civis e da luta contra a discriminação. Herbert morreu em 1998. O casal tentou incutir nas crianças, a importância e o orgulho de serem afro-americanos. As crianças também os acompanharam quando íam votar, um direito adquirido por meio da Lei de Direitos Civis de 1964. "Desde então, muitas pessoas lutaram tanto por nosso direito de votar. Seria um crime não aproveitar esta possibilidade, quando houve pessoas que morreram para que pudéssemos tê-la ", disse Anne com firmeza.

Aos 77 anos, ela não compareceu ao evento deste ano, mas espera que os eventos para o 50 º aniversário da Marcha sobre Washington continuem a trazer mudanças. "Houve alguns progressos, mas a desigualdade racial ainda não desapareceu", disse Anna, que gostaria de ver mais oportunidades para as minorias nas igrejas e no mundo.

"Como cristãos, o Evangelho de Mateus, capítulo 22, encoraja-nos a expressar o amor incondicional para com os outros", Johnson acredita, "e os adventistas do sétimo dia podem dar a sua contribuição na luta contra a discriminação e segregação racial. Temos de continuar a realizar o trabalho que Deus deu ao seu povo, que é amar todas as pessoas de todas as esferas da vida, independentemente de raça, cor, sexo ou credo. Quando vier o julgamento final, a pergunta que será feita é se fizemos todo o possível para ajudar aqueles que foram menos afortunados ", disse Johnson.

Nenhum comentário:

Postar um comentário