sexta-feira, 19 de abril de 2013

Dia do Índio: Conheça o trabalho voluntário Adventista


Hoje, 19 de abril é dia do índio, um dia, infelizmente, para refletir sobre a situação de miséria na qual se encontra grande parte desta parcela da população brasileira.

Conheça um pouco do trabalho social e missionário que profissionais voluntários adventistas realizam com indígenas.

ONG Salva-vidas da Amazônia

É um grupo de profissionais voluntários, membros da Igreja Adventista do Sétimo Dia que realiza evangelismo e trabalho médico missionário em cidades do interior da Amazônia.

Em 2007 os voluntários da ONG ASVAM – Ação Social Voluntária Amazônia resolveram investir recursos próprios para a criação e manutenção do Projeto Salva-Vidas Amazônia (antigamente Projeto Luzeiro Amazônia).

Saiba mais informações e como participar no Site da ONG Salva-Vidas da Amazônia.

ONG Vidas em Ação

A ONG Vidas em Ação surgiu em 2007. É formada por profissionais voluntários com formação acadêmica como médicos, dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e professores. Quem não é formado em nenhuma destas áreas, também pode participar da ONG. A Vidas em Ação realiza o trabalho social e missionários no Brasil, nas férias de julho e no mês de janeiro, no Paraguai.

Trabalho voluntário na Ilha do Bananal

De 3 a 18 de julho de 2011, 22 alunos e professores da Faculdade Adventista da Bahia realizaram trabalhos assistenciais na comunidade indígena da aldeia Macaúba, na Ilha do Bananal, TO – a maior ilha fluvial do planeta. A equipe, liderada pelo pastor Daniel Lüdtke, líder do Serviço Voluntário Adventista e da Capelania Universitária do IAENE, atendeu cerca de 180 pessoas. Todos os anos, estudantes de todas as universidades adventista do Brasil e de outros países realizam trabalho voluntário na Ilha do Bananal.

Saiba mais informações e como participar no blog do Serviço Voluntário do Iaene.

Programa Escola de Missões - Missão Javaés

As férias de verão de 2013 de um grupo de estudantes do Instituto Adventista Paranaense, localizado no interior do estado, foram dedicadas para o voluntariado e evangelismo numa aldeia indígena do Tocantins. Os participantes fazem parte do programa Escola de Missões que, neste ano, realiza a "Missão Javaés".

Eles viajaram para a região Norte do País a fim de colocar em prática ações sociais na área da saúde e educação, bem como para levar uma mensagem de esperança aos moradores da comunidade indígena Boto Velho, situada na Ilha do Bananal. O projeto, que envolveu um grupo de 12 voluntários, permitiu o primeiro contato adventista com uma aldeia Javaé (os índios Javaé são um dos três subgrupos em que se subdividem os índios Karajá, conforme classificação da Fundação Nacional do Índio). A iniciativa resultou de uma parceria entre a Capelania do IAP e o Ministério Nativo do Tocantins, liderado pelo pastor Miraldo FágTanh.

Os estudantes, orientados pela doutora em Educação e Coordenadora de novos cursos na Faculdade Adventista Paranaense (FAP), Marta Balbé, e pelo capelão Douglas Reis, organizaram atividades para crianças, tais como teatro, pintura, brincadeiras e momentos para histórias bíblicas. Os moradores também tiveram acesso gratuito à orientação odontológica, verificação de pressão arterial e ações preventivas na área da saúde sob supervisão do enfermeiro Davisson Gonçalves, professor da FAP.

O IAP, que receberá em breve o curso de Teologia, oportuniza por meio da Escola de Missões que os jovens ingressem no campo missionário. Os voluntários encerraram as atividades no dia 20 de janeiro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário