quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Como vão votar os adventistas nos Estados Unidos?


Uma amostra aleatória de professores e funcionários em escolas e universidades adventistas do sétimo dia nos Estados Unidos revela que eles estão tão divididos e confusos como o público em geral. Adventistas claramente não têm uma visão política bem definida, pelo menos sobre as questões quentes do ano da eleição. 

Cerca de 28 por cento dos entrevistados se identificam com o Partido Republicano, 38 por cento com o Partido Democrata e um terço são independentes. Perguntado sobre como eles votaram em 2008, 59 por cento disseram que votaram em Barack Obama, 36 por cento em John McCain e cinco por cento em outros candidatos. Não muito diferente do resultado da votação geral para a nação. 

Nove em cada dez entrevistados indicaram que pretendem votar em novembro. Questionado sobre as questões mais importantes que irão moldar o seu voto, 71 por cento escolheu a saúde, 69 por cento a economia, 56 por cento a educação, 55 por cento o trabalho, 50 por cento o déficit orçamental federal e 45 por cento os impostos. Várias outras questões foram consideradas importantes, mas com números bem menores. 

Um total de 77 por cento se opõem a qualquer lei que permita igrejas fazerem campanha para candidatos políticos e esta visão reflete uma posição adventista de longa data sobre a separação da Igreja e do Estado. Talvez o mais surpreendente, 72 por cento se opõem à continuação dos cortes de impostos para os ricos introduzido por George Bush quando ele era presidente. E 69 por cento se opõem às guerras no Iraque e no Afeganistão. 

Uma maioria (55 por cento) se opõem ao financiamento do governo para os serviços sociais prestados por organizações baseadas na fé, apesar do fato de que as instituições que os empregam, todas obterem quantidades significativas de financiamento da educação no âmbito de acordos semelhantes. 

De particular interesse são as atitudes sobre as posições de adventistas históricos a respeito do serviço militar. Uma pequena maioria de adventistas se opõem aos que servem como combatentes nas forças armadas, enquanto 22 por cento realmente são a favor. Ao mesmo tempo, quase dois terços (64 por cento) apoiam reduções significativas nos gastos militares do governo dos EUA. Ao perguntar especificamente sobre a justificação moral para a guerra, apenas oito por cento disseram que acham que a maioria das guerras são moralmente justificadas, enquanto 68 por cento disseram que raramente são justificadas e 15 por cento disseram que nunca são moralmente justificadas. Parece que os pontos de vista dos adventistas americanos migraram da posição da paz da igreja (Menonita), realizada na fundação da denominação, para uma posição mais próxima à da teologia católica da "guerra justa". 

Saúde tem sido um foco importante para os adventistas. A grande maioria (59 por cento) é a favor de que se estenda o seguro de saúde a todos os americanos. Também pode ser relacionado a quase dois terços (63 por cento) os que são a favor de financiamento do governo para a pesquisa médica com células-tronco. Perguntado especificamente sobre Obamacare, quase metade (48 por cento) o apoia, um pouco mais de um terço (38 por cento) se opõem a ela e 14 por cento não se posicionaram. 

Perguntado se é de responsabilidade do Governo Federal, dar a certeza de que todos os americanos tenham cobertura de saúde, 54 por cento responderam "sim" e 38 por cento disseram "não". Em resposta a uma pergunta sobre a recente decisão do Supremo Tribunal em defesa do Obamacare, 56 por cento disseram que era uma coisa boa, 27 por cento disseram que era um má decisão e 17 por cento não deram opinião. 

Aborto é um tema quente entre os cristãos na América e a opinião adventista é claramente influenciada por alguns dos debates que ouviram ao seu redor. Um terço acredita que o aborto deveria ser inteiramente de escolha da mulher, 52 por cento acreditam que é aceitável em casos de estupro e incesto, ou quando há uma ameaça à vida da mãe. Outros nove por cento se opõem ao aborto em qualquer circunstância e cinco por cento ainda não tem certeza sobre o que pensar sobre este tema. 

Perguntado sobre como reduzir a dívida federal, 45 por cento são a favor de aumento de impostos, 43 por cento se opõem a qualquer aumento de impostos e 12 por cento não têm certeza. Cortes de gastos são mais populares, a favor com 82 por cento, com oposição de apenas nove por cento, com outros inseguros nove por cento. 

Os entrevistados para esta pesquisa têm altos níveis de participação cívica. No ano passado, 60 por cento trabalhou em algum tipo de projeto comunitário, 48 por cento eram membros de um clube de serviço ou outra organização cívica, e 30 por cento contactaram um funcionário público sobre algum problema ou preocupação. 

A pesquisa teve uma amostra de 617 entrevistados, e incluiu todos os colégios e universidades adventistas nos Estados Unidos. Ele foi concebido e realizado por uma equipe de professores da Universidade Andrews e da Universidade Adventista de Washington, presidida por John Gavin, que tem compromisso acadêmico em ambas as instituições. Um relatório completo está sendo publicado no Spectrum, o maior periódico para acadêmicos adventistas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário