quinta-feira, 26 de julho de 2012

Grécia expulsa atleta olímpica por comentário racista no Twitter


A atleta grega Voula Papachristou foi excluída da equipe olímpica de seu país, nesta quarta-feira (25), por publicar um comentário racista no Twitter, ato considerado “incompatível com os valores olímpicos” pelo Comitê Olímpico Grego.

A atleta do salto triplo, campeã nacional na modalidade, fez comentários dirigidos aos africanos, principalmente aos egípcios: “Com tantos africanos na Grécia, pelo menos os mosquitos do Nilo Ocidental comerão comida caseira!”.

Segundo o jornal britânico Daily Mail, ela fez referência a um surto de vírus do Nilo Ocidental, doença potencialmente fatal transmitida por mosquitos de origem africana, em Atenas, capital grega, neste verão.

Voula também retuitou uma frase de Ilias Kasidiaris, um político do Golden Dawn, partido com inclinações nazistas, criticando a política grega sobre imigração.

Os comentários foram feitos no momento em que o país de Voula é amplamente afetado pela crise econômica e financeira, com aumento significativo de incidentes racistas e de intolerância.

A atleta quis se justificar nesta quarta-feira, dizendo que só “retuitou” uma mensagem postada anteriormente no site. “Não quis ofender ninguém. Respeito todos sem levar em conta a cor da pele. Não tenho qualquer relação com a política, só me interessa o atletismo”, disse ao site “Contra.gr”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário