sexta-feira, 22 de junho de 2012

Reforma de Saúde e do Vestuário – o segredo da beleza da mulher adventista

Diariamente somos bombardeadas com propagandas de dietas milagrosas. Elas prometem eliminar os quilos extras em pouco tempo através do uso de shakes, fórmulas, ingestão de alguns alimentos milagrosos (e caros) ou exclusão de alguns nutrientes da dieta (o que muitas vezes representa um grande risco para a saúde).

Particularmente, já cansei de ouvir mulheres adventistas reclamando dos pesos extras, enquanto mantém um estilo de vida incoerente com as instruções sobre saúde que temos. Algumas delas lançam mão dessas dietas milagrosas, perdem alguns quilos, mas depois voltam a engordar. Outras, colocam em jogo a saúde em busca de uma forma corporal desejada e, depois de perder alguns quilos, permanecem com um corpo debilitado e doente.

Pensando nessa realidade veio à minha mente o tema da Reforma. Em uma sociedade escravizada pela indústria da beleza, existe um povo que tem o segredo para um corpo bonito e saudável. Mas… onde estão as mulheres bonitas e saudáveis para testemunhar disso? Ah! Elas estão se enganando nas teorias mundanas de saúde e beleza, e deixando na estante os guias que Deus nos deixou.

Esse engano não é novo. Lá em Gênesis 6:2 já vemos que a beleza mundana enganava os filhos de Deus – “Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.” E cada vez mais as filhas de Deus buscam parecer-se com as filhas dos homens, copiando seus ideais de beleza, e suas práticas de cuidado com o corpo e vestimenta.

Queridas amigas, não precisamos de dietas milagrosas, não precisamos de segredos mundanos para a beleza. Precisamos de Ar Puro, Luz Solar, Água, Alimentação Saudável, Exercício Físico, Repouso, Temperança (ou Abstinência) e Confiança em Deus. Precisamos nos vestir observando os princípios da modéstia cristã. Utilizando corretamente as orientações deixadas por Deus, seremos, sem sombra de dúvida, as mulheres mais saudáveis e bonitas do planeta. Nossos irmãos de Loma Linda já estão entre os seres humanos mais longevos do planeta. Por que não podemos estar entre os mais belos também?

Hoje pela manhã, li um artigo em um portal feminino que começava assim: “A saúde dos cabelos começa pela boca. Não adianta investir em tratamentos caríssimos se você não tiver uma alimentação saudável.” Esse é um portal secular, o qual acompanho para compreender o que está sendo disseminado aí fora para as mulheres de nossa sociedade. O que estava escrito nessas poucas palavras é uma grande verdade. Até a saúde dos cabelos depende da nossa alimentação. E não há povo nesse mundo que tenha melhores instruções sobre como se alimentar bem como nós. Quer ter cabelos bonitos? Viva a mensagem que Deus deixou para você!

Queridas, quem entende de beleza é Deus. Ele criou um mundo belo! Ele criou seres humanos belos. O conceito de beleza humano é contaminado pelo pecado, é corrompido, não é perfeito. Mas o conceito de beleza divino é perfeito. Então, é ouvindo a voz de Deus que podemos ser verdadeiramente belas.

Os caminhos que o mundo oferece para se alcançar os ideias de beleza são destrutivos. Esses mesmos ideais são corrompidos. “Minhas irmãs, há entre nós necessidade de uma reforma do vestuário. Há muitos erros na moda atual do vestuário feminino. É nocivo à saúde e, portanto, pecado usarem as mulheres espartilhos apertados, ou barbatanas, ou comprimirem a cintura. Essas coisas têm efeito deprimente sobre o coração, o fígado e os pulmões. A saúde de todo o organismo depende da ação sadia dos órgãos respiratórios. Milhares de mulheres têm arruinado sua constituição, trazendo sobre si doenças várias, em seus esforços por tornar enfermo e artificial um corpo sadio e natural. Estão descontentes com as disposições da Natureza, e em seus intensos esforços por corrigi-la, e submetê-la a suas idéias quanto à beleza, derribam-lhe a obra, deixando-a simples destroço.” Mensagens Escolhidas, Vol. 2, pág. 473. Atenção!! Os nocivos métodos mundanos são pecado para Deus!!!

Leia com atenção esse outro texto do Espírito de Profecia: “Deve-se ensinar às moças que o verdadeiro encanto da feminilidade não consiste apenas na beleza da forma ou do aspecto, ou na posse de realizações; mas no espírito manso e quieto, na paciência, generosidade, bondade, e na prontidão para fazer algo pelos outros e sofrer por eles. Devem ser ensinadas a trabalhar, a estudar para algum propósito, a viver por algum objetivo, a confiar em Deus e a temê-Lo, e a respeitar aos pais. Assim, ao avançarem em anos tornar-se-ão mais puras, mais confiantes em si e amadas. Será impossível desprezar tal mulher. Ela escapará às tentações e provas que têm sido a ruína de tantos. Health Reformer, dezembro de 1877.” Orientação da Criança, p. 140.

Uma mulher que observa os estatutos divinos sobre saúde e vestuário, encontrou a verdadeira fórmula da beleza exterior. Essa mesma mulher, fazendo isso pelos motivos certos (amor a Deus, atenção à voz do Espírito Santo, Reavivamento) encontrou a verdadeira fórmula da beleza interior.

Deus nos deixou orientações para que fôssemos belas e saudáveis, por dentro e por fora. Deus nos chamou para sermos lírios, e não qualquer flor do campo. Já passou do tempo de mostrarmos ao mundo quem é que realmente entende de beleza e saúde – nosso Deus!!

Um comentário: