sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia do Orgulho Geek - Que tipo de nerd você é?


Você sabe que dia é hoje? O Dia do Orgulho Geek, ou Dia do Orgulho Nerd (“geek” é o termo em inglês para o “nerd” mais ligado a tecnologia).

E como todo nerd que se preze, a data escolhida para celebrar o direito de ser geek é o dia da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, que ocorreu em 25 de maio de 1977.

Criado na Espanha e comemorado desde 2006, o Dia do Orgulho Nerd se espalhou rapidamente pelo mundo todo por seu apelo francamente atrativo: todos somos nerds.

E não adianta negar. A palavra “nerd” vem muitas vezes acompanhada de certos preconceitos e estereótipos, e por conta disso algumas pessoas se apressam em fugir da definição. Mas, se formos pensar bem, lá no fundo, nem que seja bem no fundão, todos somos um pouco nerds.

Que tipo de nerd você é? 

Você pode ser um nerd que tem milhares de gadgets, ama Star Wars, não vive sem internet e tecnologia, e tudo o mais. Será que o nerd que se encaixa em todas as categorias é o Rei de Todos os Nerds?

Conheça algumas “categorias geeks” e veja que tipo você é:

1 – DAS UBERGEEK

Esse é o “geek mor”, que governa todos os outros nerds. Usa Linux (múltiplas versões em várias partições do disco rígido), conhece pelo menos 5 linguagens de programação, e programa ouvindo gravações da respiração de Neil deGrasse Tyson.

2 – FÃ DA APPLE

Usa constantemente a palavra “intuitivo”, tecnicamente não sabe o que é um megahertz, mas se gaba dos 300 de seu iBook laranja, e, apesar de desempregado, pode ser visto vagando perto de lojas da Apple ajudando os clientes.

3 – NERD CHIQUE

Já usava certas combinações antes de vê-las em editoriais de moda, conhece chefs por nome em todos os restaurantes famosos, e nunca pôs os pés em lojas de departamento.

4 – NERD STAR WARS

Sabe que “12 parsecs” é uma medição de distância, não de tempo, possui uma fita VHS antiga de O Retorno de Jedi já desgastada de tanto ser vista, e vive em guerra com os Trekkies.

5 – TREKKIE

Conhece mais de 10 maneiras de dizer “honra” em Klingon, só gosta de ficção científica “hard”, e vive em guerra com nerds Star Wars.

6 – NERD DE CULTURA POP

Sabia do divórcio da Britney Spears antes mesmo dela, conhece todos os reality shows, e acompanha toda a história da realeza hollywoodiana.

7 – NERD ESPORTIVO

Possui uma coleção de cartões de futebol mais impressionante do que a de qualquer garoto de 10 anos. Embora não seja fisicamente capaz de praticar esportes, é o melhor em jogos ou apostas de computador, fantasia ou acompanhamento de esportes. Também sabe qual cerveja combina com cada liga profissional de esportes.

8 – NERD DE FILMES

Já conhecia certos atores antes deles fazerem qualquer filme famoso, cita diálogos de filmes Cult e vive dizendo que o 3D vai acabar com a arte do cinema.

9 – NERD ENCICLOPÉDICO

Gasta mais de duas horas por dia navegando em artigos aleatórios da Wikipedia, usa diariamente frases como “isso me lembra a exploração de Galata por Ibn Battuta no século 14” em conversas, e acha que tudo é muito “mainstream”.

10 – NERD MUSICAL

Sabe a diferença entre dois ramos de um estilo musical que ninguém se importa, vasculha leilões online para obter vinis dos anos 70 e alega possuir um frasco de cuspe de um músico famoso.

11 – GAMER

Acha que videogame é um esporte digno, usa gírias encontradas em jogos famosos, e pensa que Final Fantasy VII é a maior história já inventada.

12 – NERD GADGET

Gosta de qualquer dispositivo ou aparelho que pode ser descrito como “modular”, faz aulas de mecânica e tem chuveiro de energia solar portátil.

13 – NERD DE REVISTA EM QUADRINHOS

Possui milhares de revistas em quadrinhos com valor inestimável, alega ter tocado uma vez uma cópia do Action Comics Nº 1, conhece toda a história e mitologia dos universos Marvel e DC e pode prever com precisão o resultado de qualquer batalha hipotética entre dois super-heróis.

14 – NERD PRENDADO

Sabe tricotar, criar, inventar coisas. Tudo que vê acredita que vai conseguir reproduzir ou fazer melhor. Adora improvisar.

15 – NERD DA INTERNET

Bufa nervosamente quando a internet cai e tem vontade de morrer quando ela fica fora do ar por razões que fogem de seu controle. Fica anormalmente orgulhoso quando descobre conteúdo novo antes de qualquer outra pessoa.

16 – NERD TRADICIONAL

Obsessivo por assuntos pouco conhecidos, inteligente e meio “isolado” (costuma ter círculo restrito de amigos). Costuma usar as mesmas roupas sempre, gosta de computadores e cultura pop.

17 – SUPER GEEK

Famoso “nerd descolado”, frequenta festas com amigos que conheceu pela internet – aliás, não vive sem ela. Se orgulha do seu conhecimento em quadrinhos, filmes, séries de TV e videogames.

18 – HIPSTER

Praticamente uma subcultura nerd. Hipsters dão muito valor a estética, e se destacam por “figurinos ousados” – praticamente um McGyver da moda: usa roupas da avó, camisas da irmã (se for homem), sapatos antigos, e está sempre customizando. Viciado em Tumblr, blogs de moda e Instagram.

19 – SUPER FANBOY

Aquele que ama mangás, ficção científica e RPG. Sabe todos os nomes de personagens super-heróis, adora videogames clássicos e desenhos animados. Vai a convenções de quadrinhos, eventos de Anime e comic-shops.

20 – HACKER

O hacker (oposto a cracker, que hackeia por motivos malignos) entende de códigos HTML, CSS, PHP e outras siglas que não fazemos ideia do que significa. Não usa softwares pagos, e entende de programação, design e outros. Você provavelmente conhece um: aquela pessoa que chama quando precisa de ajuda com o computador.

21 – DORK

O nerd ao extremo: aquele que só gosta de assuntos como quadrinhos, séries, tecnologia, não consegue fazer amizades facilmente, frequenta fóruns de discussão e de realidades virtuais, e acha que é muito mais evoluído que você, mero mortal.

Fonte: Hipescience

Nenhum comentário:

Postar um comentário