sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

50 países que mais perseguem os cristãos no mundo

O ministério Portas Abertas da França, recentemente divulgou uma lista dos países que mais perseguem os cristãos. A Coréia do Norte se encontra no topo da lista, eles acreditam que os seguidores de Jesus são inimigos do Estado e estima-se que entre 50 e 70 mil cristãos estão presos em campos de trabalho.

A lista inclui cerca de 50 nações que tem perseguido cerca de 150 milhões de fiéis que sofrem discriminação e violência por causa de sua fé em Cristo. 

Após a Coréia do Norte, vem o Afeganistão, Arábia Saudita, Somália e Irã. No ano de 2011 houve 398 mártires que morreram por causa de sua fé em Jesus.

Portas Abertas, diz que a situação dos cristãos tem piorado especialmente nas regiões onde o fundamentalismo islâmico se tornou mais forte. Em exemplo disso é o Egito, que apos a queda de Hosni Mubarak, surgiu uma agitação anticristã por parte dos setores muçulmanos.

“Extremismo islâmico tem sido a principal causa da perseguição dos cristãos em 2011″, diz Portas Abertas e isso explica a forte presença de países muçulmanos na lista e, por essa razão, “os cristãos não têm quase nenhuma liberdade”, diz o relatório.

Na América Latina, há apenas dois países que perseguem os dos cristãos: Cuba e Colômbia. O caso do primeiro não precisa de maiores explicações. Quanto à inclusão da Colômbia é devido às ações das guerrilhas, “que estão atualmente envolvidos em tráfico de drogas e matam os pastores protestantes que se recusam a cooperar”, disse a ONG.

Mas no Irã, a perseguição de algumas minorias religiosas se intensificou desde 2005. Mais de 200 cristãos foram presos durante os anos estudados para a elaboração deste Índice Mundial de Perseguição 2012. Oficialmente, apenas os estrangeiros podem praticar o cristianismo naquele país, o que implica uma proibição quase total.

Durante o ano de 2011, 398 cristãos morreram como mártires e foram a Nigéria, Egito e Irã os países com maior numero de morte por motivos religiosos. Uma das características essenciais de perseguição é que ela não ocorre por acaso. É organizada voluntariamente, às vezes com premeditação. Ela se desenvolve em várias etapas. “Opressão, discriminação e violações de direitos básicos”, diz o relatório.

Clique aqui para ver o mapa com os 50 países que estão entre os mais opressores ao cristianismo e à liberdade religiosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário