quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

A Personalidade do Ano

A revista americana Time, decidiu atribuir o já clássico prémio de Personalidade do Ano ao Manifestante. Sim, isso mesmo, ao Manifestante: aquela figura genérica que ao longo dos últimos meses tem ocupado as ruas e praças de todo o mundo, bem como as redes sociais do universo online.

Com um
critério sempre subjetivo e sujeito a debate, a Time opta por mais uma vez não consagrar um nome específico (aliás, sabia que em 2006 o vencedor foi... você mesmo?), preferindo destacar aqueles que têm erguido a sua voz em favor de um mundo melhor, mais justo e mais pacífico, exigindo mudanças numa sociedade que em certos aspetos parece à beira do colapso

Eu
não pretendo debater a justiça desta ou de qualquer atribuição da Time. Mas quero partilhar um raciocínio que me surgiu na mente ao saber desta escolha.

Imagine por um momento que Deus iria atribuir um prémio de pessoa do ano. Imagine que Ele mesmo determinaria os critérios para essa escolha, que por certo seriam fiáveis e reconhecidamente justos. Imagine que, dentro desses critérios, estava, tal e qual com a Time, o impacto positivo provocado no mundo para com os seus semelhantes.

Claro que este é apenas um mero exercício - Deus não entra nestes métodos de louvor e mérito particular para com o homem. Mas pense quais seriam as suas hipóteses de receber um prémio desses, ou até simplesmente uma mera menção honrosa nessa classificação.

Como esta seria uma meta muito difícil de alcançar, imagine agora que sem estabelecer ranking, Deus publicava o nome de todos quantos tinham, em qualquer medida, contribuído favoravelmente segundo o Seu plano e a missão que Ele lhe entregou, em favor da humanidade. Você seria um bom candidato a essa lista...?

Se receber prêmios e louvores terrenos não é a sua ambição, dou-lhe os parabéns. Mas, sabemos que há um prêmio muito, mesmo muito mais desejável do que o da Time, que Deus em breve entregará. 


E agora não lhe peço para imaginar, mas sim que pergunte seriamente a si próprio: como estou eu na corrida para esse prémio?...

Filipe Reis - O Tempo Final

Nenhum comentário:

Postar um comentário