segunda-feira, 31 de outubro de 2011

O câncer de Lula me envergonhou


Senti um misto de vergonha e enjoo ao receber centenas de comentários de leitores para a minha coluna sobre o câncer de Lula. Fossem apenas algumas dezenas, não me daria o trabalho de comentar. O fato é que foi uma enxurrada de ataques desrespeitosos, desumanos, raivosos, mostrando prazer com a tragédia de um ser humano. Pode sinalizar algo mais profundo.

Centenas de e-mails pediam que Lula não se tratasse num hospital de elite, mas no SUS para supostamente mostrar solidariedade com os mais pobres. É de uma tolice sem tamanho. O que provoca tanto ódio de uma minoria?

Lula teve muitos problemas e merece ser criticado por muitas coisas, a começar por uma conivência com a corrupção. Mas não foi um ditador, manteve as regras democráticas e a economia crescendo, investiu como nunca no social.

No caso de seu câncer, tratou a doença com extrema transparência e altivez. É um caso, portanto, em que todos deveriam se sentir incomodados com a tragédia alheia.

Minha suspeita é que a interatividade democrática da internet é, de um lado um avanço do jornalismo e, de outro, uma porta direta com o esgoto de ressentimento e da ignorância.

Isso significa que um dos nossos papéis como jornalistas é educar os e-leitores a se comportar com um mínimo de decência.

Gilberto Dimenstein - Folha.com

Nota: Abaixo, alguns comentários entre os mais de 300 no UOL:

- Por que ele não foi se consultar no SUS? De preferência lá na cidade onde nasceu! Tomara que MOOORRRRAAAA!!!!

- Quem sabe assim ele para de falar M****. Que fique mudo.

- Dentre tantas notícias ruins, até que enfim uma boa… que sejam enterrados os 3: Chaves, LuLLa e DiLLma metralhadora… num buraco bem fundo.

- Essa noticia veio tarde, mais ou menos uns 10 anos. ”Nunca antes nesse pais” li uma noticia tão boa.

- Enfim, há esperança de termos bons candidatos viáveis em 2014!

- QUE NOTICIA MARAVILHOSA! O INFERNO TE ESPERA CUMPANHEIRO.

- Aproveitem PeTralhas, vão ao Vaticano pedir a canonização e beatificação dele.

- OBA !!! ELE VAI MORRER !!!!!!!!!

- FINALMENTE UMA BOA NOTICIA, VAMOS VER SE AS BOLSAS REAGEM AGORA!!!

- Há uma possibilidade dessa ótima notícia ser mais uma das mentiras do Lula. Eu estou torcendo para que seja verdadeira ele não demore a morrer.

2 comentários:

  1. Cara ... muito disso vem de marketeiros de partidos políticos de oposição.

    Isso é do CACETE!

    Eduardo

    ResponderExcluir
  2. Isso é marketing criado pela oposição para sensibilizar os usuários do SUS.

    Só o que eles não sabem é que, assim como a bolinha de papel, Marilia Gabriela, Aborto, etc ... o feitiço vai virar contra o feiticeiro!

    Eduardo Stella

    ResponderExcluir