terça-feira, 28 de junho de 2011

Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus

"Era uma vez um certo XY e uma XX que se encontraram, se apaixonaram e viveram bem, porque respeitavam suas peculiaridades. Um belo dia, eles desembarcaram na terra por certa ocasião e foram acometidos de uma forte amnésia: esqueceram que vinham de lugares diferentes e começaram a se desentender” (Adaptado de “Homens são de Marte, Mulheres são de Vênus” – John Gray).

Apesar de quase todo mundo concordar que homens e mulheres são diferentes, o ‘Como são’, está ainda indefinido para a maioria. 

Ao reconhecer e explorar nossas diferenças, descobrimos novas maneiras de melhorar todos os relacionamentos. Mas afinal quais são as ‘tais’ diferenças?

Eles valorizam o poder, a competência, a eficiência e a realização. Estão sempre fazendo coisas para provarem e desenvolverem seu poder e suas habilidades. Seu senso de si é definido pela habilidade em alcançar resultados. Experimentam satisfação pelo sucesso e realização. Autonomia, símbolo do poder e competência para Eles.

Elas possuem valores diferentes, valorizam o amor, a comunicação, a beleza e os relacionamentos. Podem passar muito tempo amparando, ajudando e acalentando uma às outras. Seu senso de si é definido pelos seus sentimentos e pela qualidade dos relacionamentos. Experimentam satisfação em compartilhar e se relacionar. Um bom exemplo; elas gostam de vestir uma roupa diferente de acordo com o que estão sentindo.

Entretanto, Eles esperam que Elas pensem, se comuniquem e reajam da maneira que Eles fazem. Já Elas esperam que Eles sintam, se comuniquem e respondam da maneira delas. Mas o que eles esquecem é que devem ser diferentes. Como resultado de tal amnésia, os relacionamentos vivem permeados de atritos e conflitos desnecessários. 

Ao contrario dEles, para Elas, dividir seus sentimentos pessoais é muito mais importante do que atingir metas e o sucesso. Estão muito envolvidas com crescimento pessoal e sua espiritualidade. Tudo que possa nutrir a vida, curar e crescer. Quando ocorrem problemas... existem momentos de ‘caverna’ para Eles, para resolver seus problemas sozinhos. Já Elas tendem a se encontrar e falar abertamente sobre estes.

Eles ficam motivados e fortalecidos quando se sentem necessários. Elas motivadas quando se sentem acalentadas. Ela precisa de carinho, Ele de confiança. Ela precisa de compreensão, Ele de aceitação. Ela precisa de respeito, Ele de apreço. Ela precisa de ‘devoção’, Ele de admiração. Ela precisa de validação, Ele de aprovação. Ela precisa de reafirmação, Ele de encorajamento. E eles... precisam um do outro (Gn 2:18).

Homens e mulheres estão perfeitamente relacionados com Deus (Gn 2:25). De acordo com a condição de igualdade, não existia diferença entre estes antes da queda. Eles eram iguais como pessoas e em papeis e funções. Jesus afirmou e ainda afirma igualdade entre eles (1Pe 3:7) e apresenta o plano do Criador para diferentes papeis. Ele o ‘cabeça’, o sacerdote (Ef 5:25-29), Ela submissa (debaixo de uma mesma missão), a companheira e amiga em todos os momentos (1Pe 3:1-7). A compreensão destas diferenças eleva a nossa auto-estima e dignidade social, enquanto inspira confiança mútua, responsabilidade pessoal, cooperação crescente e maior amor. 

Relacionamentos não devem ser uma batalha tão árdua. Somente quando não entendemos um ao outro, há tensão, conflito e ressentimento. Mas quando homens e mulheres são capazes de respeitar e aceitar suas diferenças, então o amor tem uma chance de desabrochar, permanecer e ser vivido em plenitude.

Mariana Amaral (Título original: Diferença que une)

Nenhum comentário:

Postar um comentário