quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alcoólicos Anônimos


















“Meu nome é Antônio, há seis anos sou viciado em álcool…”

Alcoólicos Anônimos” ou “AA” é o nome dado a um grupo de pessoas que reconhece o vício do álcool como uma doença que destrói a vida. Seus membros se reúnem com um mesmo objetivo: desvencilhar-se do mal que os persegue.

Todos ali estão cientes de que são dependentes de algo que os prejudica, portanto discutem seus problemas e dão as mãos na luta, admitindo que não podem vencer o vício sozinhos. Admitem necessitar da ajuda de Deus (ou “poder superior”, como alguns preferem chamar), valorizando-O como a única saída para escaparem do vício que os assombra dia e noite.

É interessante observar a forma com que os AA estão ligados a questões espirituais como base de sua busca por soluções. De sua lista de doze passos, quatro me chamaram muito a atenção:

Segundo passo – “Viemos a acreditar que um poder superior a nós mesmos poderia devolver-nos à sanidade”.

Terceiro passo – “Decidimos entregar nossa vontade e nossa vida aos cuidados de Deus, na forma em que O concebíamos”.

Oitavo passo – “Fizemos uma relação de todas as pessoas que tínhamos e nos dispusemos a reparar os danos a elas causados”.

Décimo Primeiro Passo – “Procuramos através da prece e da meditação, melhorar nosso contato consciente com Deus, na forma em que o concebíamos, rogando apenas o conhecimento de Sua vontade em relação a nós e forças para realizar essa vontade”.

Suas reuniões são baseadas simplesmente no relato de suas próprias histórias. Eles crêem que a franqueza é um fator favorável à melhora. Contando uns aos outros quando caíram e perderam as forças, revelam como, dia após dia, estão tentando agir de forma sensata.

Algumas vezes um dos membros é responsável por cuidar de uma nova pessoa que passou a fazer parte do grupo, ficando à disposição a qualquer hora do dia. Curas acontecem. Milagres são presenciados.

Não importa o quão longe um “Alcoólico Anônimo” vá, ele pode ter a certeza de que em algum lugar próximo estará acontecendo uma nova reunião dos AA, e que ali não encontrará estranhos. Não são estranhos, pois passam pelas mesmas situações e isso os une em um único grupo, uma força, um corpo capaz de obter a cura por intermédio do poder de Deus.

Assim funciona o corpo de Cristo. Todos nós somos membros do “Pecadores Anônimos”. Para que a cura aconteça em nossa vida, é necessário que sigamos os passos exatos de uma vida completamente renovada e reconheçamos que a única forma de independência do mal é admitir que não conseguimos seguir por conta própria, e só através do Sangue de Jesus somos purificados e temos a chance de nascer de novo.

Para que isso aconteça é necessário que desenvolvamos companheirismo, amizade, franqueza e um espírito de hospitalidade para que os outros se sintam acolhidos e sejam fortalecidos em nosso convívio, tendo a certeza de que não são os únicos nessa luta. Sem esquecer o principal: Deus – a única forma de largarmos o vício do pecado.

Espero ansioso a reunião eterna dos vencedores desta batalha, o dia em que finalmente poderei dizer: “Meu nome é Lucas, eu era um pecador, mas pelo sangue de Jesus… estou curado”.

Lucas Iglesias

Nenhum comentário:

Postar um comentário