quinta-feira, 24 de março de 2011

Quebrando pedras ou embelezando o mundo?

Da Idade Média chegou até nós, a deliciosa história de um homem que foi enviado pelo rei para estudar a reação das pessoas ao trabalho. 

O emissário real parou diante de uma construção na França e perguntou a um trabalhador o que ele estava fazendo. Mal-humorado, o homem foi logo atacando:
“Por acaso você é cego? Não está vendo a minha dificuldade em cortar estas pedras com ferramentas tão primitivas, debaixo deste sol infernal? É a coisa mais chata do mundo, mas eu tenho que agradar o chefe”.

O emissário saiu de fininho e se aproximou de um segundo operário: 
“O que está fazendo, meu caro?” Este respondeu:
“Bem, eu estou moldando estas pedras de modo que se ajustem aos planos do engenheiro. O trabalho é enjoado, monótono, mas eu ganho cinco francos por semana que dão para sustentar minha mulher e filhos. Sabe como é, podia ser pior”.

Um pouco mais animado, o emissário se dirigiu ao terceiro operário: 
“E você, o que está fazendo?”. 
Olhando para o azul do céu, o operário disse, emprestando à voz alguma emoção:
“Meu amigo, vai ser uma linda catedral, e eu estou ajudando a construí-la”.

E você: está quebrando pedra ou embelezando o mundo com seu testemunho?

Fonte: Genizah

Nenhum comentário:

Postar um comentário