quinta-feira, 24 de março de 2011

O Sonho e a Janela

Em hebraico, a palavra para sonho é a mesma para janela. 
A relação é mais do que morfológica, é semântica. 

Parece bem óbvio relacionar sonho e janela. Sonhar é ver além, enxergar o que está fora e parece distante. O sonho, assim como a janela, possibilita a entrada de luz/esperança. Outras tantas relações podem ser feitas...
 
Sonhar é a capacidade de imaginar um futuro – próximo ou distante. Nessa imaginação, moldamos a nós mesmos, às vezes mais ricos, outras vezes mais bem sucedidos. Em alguns desses sonhos antevemos uma conquista importante, noutros, pessoas importantes (os solteiros e os futuros pais, principalmente).
 
Sonhamos com uma casa melhor, um carro melhor e com um emprego melhor. Às vezes sonhamos com uma faculdade específica, ou com um título. Outras vezes sonhamos com uma viagem. Infelizmente, muitas vezes, nossos sonhos terminam aqui. O espectro dos nossos sonhos, ou a vista da nossa janela são coisas.
 
O que é mais interessante na relação entre sonho e janela, é que ambos permitem o olhar do interior para o exterior, mas o contrário também é verdadeiro. Ou seja, nossos sonhos não apenas nos projetam para nós mesmos, também projetam o que outros enxergam em nós.
 
Ao sonhar coletiva ou individualmente, definimo-nos, para nós e para o mundo. Quais janelas/ sonhos estão abertas e quais estão fechadas? O que minha janela/sonho mostra de mim?

Sonhe melhorar o seu caráter. Sonhe ser uma pai/mãe melhor. Sonhe desenvolver um relacionamento mais íntimo com Deus. 

Pr. Edson Nunes

Nenhum comentário:

Postar um comentário