quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Os 14 grupos que deixarão a igreja antes da segunda vinda de Cristo


“Sacudidura” é uma palavra figurativa usada em nossa igreja que designa uma experiência especial de seleção entre o povo de Deus. A palavra vem do ambiente agrícola. Após a colheita, os grãos são peneirados e sacudidos, método que descarta os grãos quebrados e a palha é soprada para fora.
"Vou dar ordem e vou separar os bons dos maus em Israel, como quem separa o trigo da casca, sem perder um só grão." (Amós 9:9)
A sacudidura escatológica, conforme ensinam os adventistas, é um período que acontecerá antes da segunda vinda de Cristo, finalizando com o término do juízo investigativo no santuário celestial (fechamento da porta da graça), abrangendo tanto indivíduos como grupos.
“A sacudidura deve em breve acontecer para purificar a igreja.” (Carta 46, 1887, p. 6)
Quem são os que deixarão a Igreja, sob a ação da sacudidura, identificados de forma geral sob as figuras do “joio”, “palha” e “mornos”? Em diferentes fontes, nos escritos de Ellen White, encontramos pelo menos 14 grupos que, eventualmente, deixarão a igreja:

1. Os autoenganados (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 89, 90; v. 5, p. 211, 212).
2. Os descuidados e indiferentes (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 182).
3. Os ambiciosos e egoístas (Primeiros Escritos, p. 269).
4. Os que recusam sacrificar-se (Primeiros Escritos, p. 50).
5. Os orientados pelo mundanismo (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 288).
6. Os que comprometem a verdade (Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 81).
7. Os desobedientes (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 187).
8. Os invejosos e críticos (Testemunhos para a Igreja, v. 1, p. 251).
9. Os fuxiqueiros, que acusam e condenam (Olhando Para o Alto, p. 122).
10. A classe conservadora superficial (Testemunhos para a Igreja, v. 5, p. 463).
11. Os que não controlam o apetite (Testemunhos para a Igreja, v. 4, p. 31).
12. Os que promovem desunião (Review and Herald, 18 de junho de 1901).
13. Os estudantes superficiais das Escrituras (Testemunhos para Ministros, p. 112).
14. Os que perderam a fé no dom profético (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 84).

Dois fatos aqui são convergentes. Primeiramente, a ampla variedade desse catálogo. Em segundo lugar, todas essas categorias estão hoje representadas na igreja. 
"Ao aproximar-se a tempestade, uma classe numerosa que tem professado fé na mensagem do terceiro anjo, mas não tem sido santificada pela obediência à verdade, abandona sua posição, passando para as fileiras do adversário." (O Grande Conflito, 608)
Novamente, a ênfase é colocada no fato de que são os infiéis que abandonarão a igreja. 
"Ele, porém, respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada." (Mateus 15:13)
No texto acima, Jesus nos adverte contra as heresias teológicas do rigorismo farisaico como plantas que Deus não plantou. As heresias, contudo, não se limitam às doutrinas. Há também as heresias do comportamento, que serão também eliminadas.
"Introduzir-se-ão divisões na igreja. Desenvolver-se-ão dois partidos. O trigo e o joio crescerão juntos para a ceifa." (Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 114)
"É uma solene declaração que faço à igreja, de que nem um entre vinte dos nomes que se acham registrados nos livros da igreja, está preparado para finalizar sua história terrestre, e achar-se-ia tão verdadeiramente sem Deus e sem esperança no mundo, como o pecador comum." (Eventos Finais, p. 172)
O extraordinário a respeito desse processo é que ele ocorrerá naturalmente, como resultado da incompatibilidade fundamental entre a verdade e tudo aquilo que é contrário a ela. Nosso desafio é 
"Quando a religião de Cristo for mais desprezada, quando Sua lei mais desprezada for, então deve nosso zelo ser mais ardoroso e nosso ânimo e firmeza mais inabaláveis. Permanecer em defesa da verdade e justiça quando a maioria nos abandona, ferir as batalhas do Senhor quando são poucos os campeões - essa será nossa prova. Naquele tempo devemos tirar calor da frieza dos outros, coragem de sua covardia, e lealdade de sua traição." (Testemunhos Seletos, vol. 2, p. 31)
A purificação da igreja virá, mas administrada pelo Senhor da igreja.
"Mas quem suportará o dia da Sua vinda? E quem subsistirá, quando Ele aparecer? Porque Ele será como o fogo do ourives e como o sabão dos lavandeiros. E assentar-Se-á, refinando e purificando a prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata." (Malaquias 3:2 e 3)

16 comentários:

  1. A leitura superficial do artigo pode causar polêmica, mas contem uma profunda advertência a todos nessa era de confusão de opiniões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, o estudo precisa ser aprofundado. Citação por citação, verso por verso. Levando em consideração 2 Corintios 14, no que tange a profetas nos tempos de hoje. Como o próprio estudo diz, devemos iniciar sua análise em oração, pedindo a instrução divina e sabendo que a profecia ocorrerá dentro da própria igreja, separando o povo de Deus dos que não são sinceros ou estão autoenganados.

      Excluir
    2. Como o autor do artigo destaca na conclusão, a sacudidura é obra do Espírito Santo na igreja. Os que deixarão as fileiras de Cristo, assim como Demas (2 Tim 4:10) o farão de livre e espontânea vontade e não por pressão dos "santos" da igreja. Acredito que a revelação da Sra. White seja polêmica para aqueles que hoje se vêem como parte de um dos 14 grupos. Não nos cabe dizer quem são, mas oremos por eles.

      Excluir
  2. Graças a Deus pela advertência de amor. É um dispertar

    ResponderExcluir
  3. O mais doloroso é ler que "nenhum entre vinte está apto para subir" e quando olho para mim mesmo me julgo incapaz de subir espero que daqui até lá Deus me capacite para isso. Até mesmo pq ele conhece minhas limitações e minhas lutas contra o pecado que insiste em ficar em minha vida e eu sei que estas lutas não são só minha quem está lendo tb. Vamos orar pq só Deus para nos agraciar.

    ResponderExcluir
  4. Excelente matéria. Gostei de saber disso. É um alerta Divino. É preciso se preparar de modo que possamos ser usados por Deus e sermos usados por Ele e para Ele nos dedicando e se consagrando para que Deus possa se manifestar em nós. "Nos ajuda Senhor,Toma-nos em tuas poderoas e milagrosas mãos e molda-nos Senhor conforme o teu querer e a tua vontade em nós Senhor, por Jesus amém!

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não, Edilza. Sou adventista do sétimo dia. Obrigado por participar e fique com Deus!

      Excluir
  6. O Senhor Jesus nos da oportunidade todos os dias. Obrigada Senhor! Me use para o bem. Sempre!!

    ResponderExcluir
  7. É extremamente importante que essa advertência seja proclamada com rigor e celeremente a todos os que hoje professam ter a verdade como manto!Não devemos ocultar tais palavras de ouvidos que hoje se encontram moucos em nosso meio!

    ResponderExcluir
  8. Obrigado meu querido irmão:
    Feliz Sábado. e o Senhor Deus o Espírito Santo nos ajude a nos manter firmes em sua Fé e Obediência aos seus Mandamentos (por amor) até a sua vida, ou até irmos "dormir"
    Abraços M Caetano

    ResponderExcluir
  9. Ótima reflexão, para quem ache que isso vem de alguém que não gosta dos Adventistas do Sétimo Dia, se engana, são palavras ditas pela mensageira, e foram lembradas antes em : 11 de novembro – Meditações Diárias – Meditação Matinal 2014 – Ligado na Videira

    Um alerta que me faz tremer, pois me coloco dentro de alguns deste grupos, parabéns ao autor,Dou graças a Deus por sua misericórdia, por permitir que lesse mais uma vez esta lista. Ainda há tempo!

    ResponderExcluir
  10. "9. Os fuxiqueiros, que acusam e condenam (Olhando Para o Alto, p. 122)."
    Esse grupo não esta correto segundo a leitura do Espirito de Profecia, não bate o assunto... Poderia corrigir, e indicar onde poderia ser encontrado sobre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na verdade, seria na página 122 do mesmo livro em inglês "THE UPWARD LOOK" (http://text.egwwritings.org/publication.php?pubtype=Book&bookCode=UL&lang=en&collection=2&section=all&pagenumber=122&UIlang=it&t=1)
      Você pode ler o respectivo em português na página 236 de "OLHANDO PARA O ALTO" (http://centrowhite.org.br/files/ebooks/egw/Olhando%20Para%20O%20Alto.pdf). Obrigado pelo toque e por participar. Abraço.

      Excluir