terça-feira, 5 de julho de 2016

Ellen White e o retrato da face de Jesus Cristo

“Our Saviour” – John Sartain
Ellen G. White quando visitava a família da Srª Abbie Kellogg Norton sempre contemplava na parede da sala uma gravura de Jesus, da autoria de John Sartain, feita em 1866, e dizia ser o mais parecido com o que via em visão. No testemunho pessoal de Abbie, escrito em 19 de março de 1935, ela diz: 
“Lembro-me bem de ver o irmão e a irmã White vindo à nossa casa muitas vezes quando eu era criança, provavelmente entre os anos de 1878-1881. A irmã White comentava sobre a semelhança da imagem e o Salvador que ela tem visto em suas visões. Suas palavras eram: ‘Sim, sim, ele parece o Salvador como me tem sido mostrado em visão – é o mais semelhante do que qualquer outro que tenho visto.’ Isso causou uma grande impressão em todos nós. Pouco antes de minha mãe morrer, ela recontou essa história a alguns dos irmãos e irmãs de Mountain View, Califórnia." 
Como Ellen White descreveu a aparência física de Jesus?
"As palavras de João não se podiam aplicar a nenhum outro senão ao longamente prometido. O Messias se achava entre eles! Sacerdotes e principais olharam em torno, com assombro, na esperança de descobrir Aquele de quem João falara. Ele, porém, não era distinguível entre a multidão." (O Desejado de Todas a Nações, p. 120)
"Ao olhar Natanael para Jesus ficou decepcionado. Poderia esse homem que apresentava os vestígios da labuta e da pobreza, ser o Messias? (Idem, p. 124)
"Era assinalado o contraste entre Jesus e o sumo sacerdote, quando juntos falavam… Perante essa augusta personagem achava-Se a Majestade do Céu, sem adorno ou ostentação. Tinha nas vestes os vestígios das jornadas; Seu rosto era pálido e exprimia tristeza; todavia, nEle se estampavam dignidade e benevolência em estranho contraste com o ar orgulhoso, presunçoso e irado do sumo sacerdote." (Idem, p. 568)
"Ele viajava a pé, ensinando Seus discípulos à medida que seguia. Suas vestes eram empoeiradas e manchadas pela viagem. Sua aparência não era atraente; porém as verdades apontadas de modo simples que caíam de Seus lábios divinos faziam com que os ouvintes se esquecessem de Sua aparência e se sentissem atraídos, não pelo homem, mas pela doutrina que Ele ensinava." (Testemunhos para a Igreja vol. 4, p. 373)
"Ele deveria ser dotado de beleza tal O tornasse singular entre os homens. Não deveria manifestar atrativos maravilhosos de modo a atrair atenção para Si mesmo." (Seventh-day Adventist Bible Commentary vol. 5, p. 1131)
"Ele depôs Sua glória e majestade. Era Deus, no entanto, as glórias da forma divina, Ele, por um pouco, renunciou." (The Review and Herald, 5 de julho, 1887)
O que a Bíblia diz em relação à aparência física de Cristo quando esteve aqui na Terra?
"Porque foi subindo como renovo perante Ele, e como raiz duma terra seca, não tinha aparência nem formosura; olhamo-Lo, mas nenhuma beleza havia que nos agradasse." (Isaías 53:2)
"Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, pois Ele, subsistindo em forma de Deus não julgou, como usurpação o ser igual a Deus; antes a Si mesmo se esvaziou, assumindo, a forma de servo, tornando-Se em semelhança de homens; e, reconhecido em figura humana." (Filipenses 2:5-7)
"Mas no meio de vós está quem vós não conheceis, o qual vem após mim, do qual não sou digno de desatar-Lhe as correias das sandálias." (João 1:26 e 27)
Fontes: Espírito de Profecia e Centro de Pesquisas Ellen G. White

14 comentários:

  1. sempre me emociono ao ver essa foto de Jesus



    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vani, imagine a emoção quando pudermos vê-Lo face a face... Abraço fraterno!

      Excluir
  2. Amo a Jesus com toda as minhas forças.

    ResponderExcluir
  3. linda foto de Jesus , como almejo ser parecida com Ele.

    ResponderExcluir
  4. Em uma visão Jesus poderia aparecer de qualquer forma, aquilo na verdade poderiam ser os anseios da profetiza exprimidos ali, digo isso sem querer negar a veracidade de suas visões. Certamente Jesus era negro, baseando-se em pinturas mais antigas. Roma foi lavando parte da história e se deixassem, mudaria a Bíblia toda ao seu bel prazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A suposição de um Jesus negro é carente de fundamento. Os semitas eram predominantemente de pele clara. Davi o ancestral de Jesus, era ruivo.

      Excluir
    2. Achei q ficou um Jesus europeio do quadro, tbm acho q Jesus era no estilo negro e feições árabes.

      Excluir
    3. Porém não é o q vc acha, e sim o q Ellen White, q estava familiarizada a ver em visão, é o q tem mais importância. Perceba, ela não afirmou q esse desenho era exatamente como ela O via em visões. E sim o q mais se assemelhava a Ele. Semelhança não é sinônimo de 100% igual.😉

      Excluir
    4. Semelhança não é sinônimo de 100% igual.

      Excluir
  5. Qualquer que fosse o rosto de Jesus sabemos que era o mais bonito de todos os homens pois era puro AMOR um Deus que se fez homem para nos salvar.Um dia na eternidade por misericodia Dele para conosco poderemos abraça-Lo e agradecer pela salvação.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isaias deixa bem claro que Jesus não era bonito, diz bem claramente na profecia e nesse artigo

      Excluir
  6. nem sei o que faria tipo qual seria a minha reação

    ResponderExcluir
  7. Todas las citas no se están refiriendo al rostro de Cristo Jesús, sino a su apariencia externa, su forma de vestir tan igual al del pueblo (por eso no era atractiva, y eso concuerda con Isaías, que tampoco habla de su rostro cuando dice: "le veremos, más sin atractivo para que le deseemos"), no había en él cosa alguna que llame la atención, no vestía joyas como los príncipes, no parecía ser de ascendencia de los nobles. Repito la cita: "Él viajaba a pie, enseñando a Sus discípulos a medida que avanzaba. Sus ropas estaban polvorientas y manchadas por el viaje. Su apariencia no era atractiva [...]" “Cuando Natanael miró a Jesús se decepcionó. ¿Podría ser el Mesías este hombre que mostraba las huellas del trabajo y la pobreza? (Idem, p. 124).
    “Se notaba el contraste entre Jesús y el sumo sacerdote, cuando hablaban juntos... Ante este augusto personaje estaba la Majestad del Cielo, sin adornos ni ostentación. y el aire airado del sumo sacerdote". (Ibíd., pág. 568).
    "Él viajaba a pie, enseñando a Sus discípulos a medida que avanzaba. Sus ropas estaban polvorientas y manchadas por el viaje. Su apariencia no era atractiva; pero las verdades simplemente declaradas que brotaban de Sus labios divinos hacían que Sus oyentes se olvidaran de Su apariencia y atraían, no a al hombre, sino a la doctrina que enseñaba". (Testimonios para la Iglesia vol. 4, p. 373)

    ResponderExcluir