quinta-feira, 18 de abril de 2013

Explosão deixa dezenas de mortos no Texas


Cerca de 60 ou 70 pessoas morreram e pelo menos 100 ficaram feridas na explosão de uma fábrica de fertilizantes numa pequena cidade próxima de Waco, Texas, nesta quarta-feira, segundo a CBS. Equipes de emergência de toda a região central do Texas chegaram ao local pouco antes das 20h após a primeira explosão na usina na pequena cidade de West, ao norte de Waco. Havia o temor de que ocorresse uma segunda explosão.

O fogo começou em um tanque de amônia e se espalhou para o prédio, disseram as autoridades. A explosão resultante espalhou o fogo para a escola secundária e de um lar de idosos nas proximidades. A explosão foi sentida em toda a cidade. Segundo as autoridades, a maioria das lesões foi causada por detritos arremessados pela explosão, como vidro, portas e outros estilhaços. Todos dentro do perímetro de uma milha do incêndio foram ordenados a evacuar a área.

Por volta das 22h45, 61 vítimas lesionadas tinham sido atendidas no Hillcrest Baptist Medical Center, das quais 44 em estado grave. Outras vítimas foram levadas para hospitais próximos. Houve relatos que um segundo tanque de fertilizante estaria em chamas, mas as autoridades desmentiram. Uma tempestade que se aproximava poderia produzir rajadas de vento durante a noite, dissipando a fumaça, mas alastrando as chamas e dificultando o trabalho das equipes do corpo de bombeiros.

Alguns moradores do lar de idosos foram gravemente feridos e havia crianças entre os feridos. Duas crianças ficaram presas no segundo andar do complexo de apartamentos danificados. De acordo com o xerife, a área parecia uma zona de guerra.

Uma mulher que estava passando pela rodovia interestadual 35, no momento da explosão, disse que ela e seu namorado viram uma bola de fogo de 100 metros de largura disparar para o ar, formando um cogumelo semelhante a de uma bomba atômica. Um homem que vive a 15 milhas a noroeste de Hillsboro sentiu o abalo da explosão. Chris Moore estava em um culto de oração na noite de quarta em Navarro Mills, cerca de 35 milhas da explosão. Ele disse que a explosão abalou a igreja.

Oremos pelas vítimas e seus familiares, bem como pelas autoridades que investigarão o que provocou este lamentável incidente. 

Quando ocorreu o atentado em Boston, houve quem dissesse que aquilo teria sido juízo de Deus sobre o berço do liberalismo teológico, uma região que séculos atrás foi cenário do maior despertamento espiritual que a América vivenciou em sua história, e que agora tornou-se num cemitério de igrejas. Os que pensam assim deveriam reconsiderar seu posicionamento, posto que a região que agora sofre com esta tragédia faz parte do chamado "The Bible Belt" (Cinturão bíblico), onde o fundamentalismo cristão impera com força total. Portanto, não há lugar para juízo, mas apenas para lamentações e solidariedade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário