terça-feira, 2 de outubro de 2012

Hoje é Dia do Anjo da Guarda - Saiba mais sobre ele


Celebração católica 
Na Inglaterra, desde o ano 800, acontecia uma festa dedicada aos Anjos da Guarda e a partir do ano 1111 surgiu uma oração dedicada a eles. Da Inglaterra, esta festa se estendeu de maneira universal, depois do ano 1608, por iniciativa do Sumo Pontífice da época. O Inicio da celebração da festa distinta para os "Santos Anjos da Guarda", particular de cada pessoa, surge em 1670, com o papa Clemente X, universalizada pelo Papa Paulo V, depois que o Papa Leão X aprovou o novo Ofício composto pelo franciscano João Colombi. O Dia do Anjo da Guarda é comemorado no dia 2 de outubro. 

Visão espírita 
Segundo a visão espírita, os chamados "anjos da guarda" pelo Catolicismo correspondem aos espíritos guias que cada um de nós possui. O Espírito protetor, anjo da guarda, ou bom gênio é o que tem por missão acompanhar o homem na vida e ajudá-lo a progredir. É sempre de natureza superior, com relação ao protegido. 

Visão adventista 
Ellen White nos fala sobre os anjos da guarda: 

“Vi o terno amor que Deus tem por Seu povo, e é muito grande. Vi anjos com as asas estendidas sobre os santos. Cada santo tinha um anjo da guarda.” Primeiros Escritos, 39 

“Uma silenciosa testemunha guarda a todo aquele que vive buscando atrair outros para Cristo. Enquanto houver esperança até que os homens se desviem de Deus para eterna ruína, eles serão guardados por santos anjos.” Testemonies, vol. 6, 336 

“Todo crente que reconhece constantemente sua dependência de Deus, tem um anjo que lhe é designado, enviado do Céu para o ajudar. O ministério desses anjos é especialmente necessário agora, pois Satanás está empenhando seu último e desesperado esforço para se apoderar do mundo.” Nos Lugares Celestiais, 100 

A promessa de Deus no Salmo 91:11 nos diz: “Aos Seus anjos dará ordens a teu respeito para que te guardem em todos os teus caminhos.” 

Outra promessa está no Salmo 34:7, que diz: “O anjo do Senhor acampa-se ao redor dos que o temem, e os livra.” 

O Salmo 103:20 nos diz: “Bendizei ao Senhor todos os Seus anjos, valorosos em poder que executais as Suas ordens, e Lhe obedeceis à Palavra.” 

Outra passagem que cita a presença de um anjo da guarda está no livro de Atos. Algumas pessoas que estavam reunidas na casa de Marcos manifestaram esta crença. Como Pedro estava preso, eles não acreditaram que ele estivesse à porta batendo, e disseram à menina que anunciou a sua chegada: “Estás louca. Ela, porém, persistia em afirmar que assim era. Então, disseram: É o seu anjo.” Atos 12:15 

Jesus também fala dos anjos das crianças: “Vede, não desprezeis algum destes pequeninos, porque eu vos digo que os seus anjos nos céus sempre vêem a face de meu Pai que está nos céus.” Mateus 18:10 

Como podemos ver, a Bíblia e o Espírito de Profecia falam que aqueles que servem a Deus, amam a Jesus, e guardam seus mandamentos possuem proteção especial, e que os anjos são valorosos e obedientes em executar as ordens de Deus a nosso respeito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário