quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Carta de Einstein sobre Deus vai a leilão


‘Carta de Deus’, assim é conhecida uma carta manuscrita pelo físico judeu alemão, Albert Einstein. Na carta escrita um ano antes da sua morte, Einstein revelou pensamentos íntimos sobre religião, Deus e tribalismo. O manuscrito será vendido ainda este mês no eBay com um lance inicial de 3 milhões de dólares, disse um leiloeiro na terça-feira.

A correspondência feita em 3 de janeiro de 1954 foi escrita em alemão, num papel timbrado da Universidade Princeton. Seu destinatário era o filósofo Erik Gutkind, de quem ele havia lido "Choose Life: The Biblical Call to Revolt" ("Escolha a Vida: O Apelo Bíblico pela Revolta").

"Essa carta, na minha opinião, é realmente de significado histórico e cultural, já que são pensamentos pessoais e privados daquele que é provavelmente o homem mais inteligente do século 20", disse Eric Gazin, presidente da agência de leilões Auction Cause, de Los Angeles, que fará a venda no eBay.

Considerado o mais memorável físico de todos os tempos, formulador da teoria da relatividade, tinha a palavra de Deus como uma fraqueza da humanidade. "A palavra de Deus é para mim nada além do que a expressão e produto da fraqueza humana, a Bíblia é uma coleção de lendas honradas, mas ainda primitivas, que são não obstante bastante infantis. Nenhuma interpretação, não importa quão sutil, pode (para mim) mudar isso", escreveu o cientista de origem alemã, ganhador do Nobel de Física de 1921.

O vendedor anônimo da carta, que será leiloada com o envelope, selo e carimbo postal originais, a adquiriu em 208 da Bloomsbury Auctions, de Londres, por 404 mil dólares. Gazin disse que a carta, a ser leiloada entre 8 e 18 de outubro, pode alcançar até o triplo do valor inicial.

Recentemente, a Universidade Hebraica de Jerusalém publicou online cerca de 80 mil documentos do físico, entre eles o manuscrito da famosa fórmula que postula que o tempo e o espaço são relativos, cartas de amor, correspondência trocada com a mãe e notas escolares do físico alemão.

Os arquivos estão divididos em cinco categorias: vida pessoal, ciência, trabalho como co-fundador da Universidade Hebraica, vida pública e relacionamento com o povo judeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário